Oficial: Hervé Renard selecionador de França até agosto de 2024

Futebol Feminino Oficial: Hervé Renard selecionador de França até agosto de 2024

FUTEBOL FEMININO30.03.202319:12

Após ter sido comunicada a sua saída do comando da seleção masculina da Arábia Saudita na noite de terça-feira (já madrugada de quarta-feira, hora de em Portugal continental) pela respetiva federação, o técnico francês Hervé Renard, de 54 anos, foi esta quinta-feira confirmado como novo selecionador feminino de França, sucedendo a Corinne Diacre, que abandonou as funções no dia 9 do corrente mês.

A oficialização da nomeação, já esperada há alguns dias de todos os quadrantes, aconteceu após a reunião, durante a tarde, do Comité Executivo da Federação Francesa de Futebol (FFF), que validou a escolha de um grupo de trabalho especialmente constituído para o efeito após a saída de Diacre, e que integrou Jean-Michel Aulas, Marc Keller, Laura Georges e Aline Riera.

O contrato de Renard à frente da seleção feminina de França é válido até final de agosto de 2024, ou seja, até ao final dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Livre do compromisso com os sauditas, que era válido até 2027, Hervé Renard chega com o ‘cartão de visita’ de ter vencido a campeã mundial, Argentina, na fase de grupos do Mundial do Catar-2022, durante a fase de grupos (2-1), embora a Arábia Saudita não tenha, depois, conseguido o apuramento para os oitavos de final da prova maior da FIFA.

Após orientar o Sochaux (2014) e o Lille (2015), o técnico apresenta ainda na sua ‘folha de serviço’ dois Campeonatos Africanos das Nações (CAN), primeiro com a Zâmbia (2012) e depois com a Costa do Marfim (2015).

Renard também já orientou a seleção masculina de Marrocos (2016 a 2019), tendo estado no banco ante Portugal, no Mundial da Rússia-2018 pelos ‘Leões do Atlas’ (vitória de Portugal, então, por 1-0, golo de Cristiano Ronaldo, na fase de grupos), mas também sem conseguir que a seleção africana passasse, então, a fase de grupos.

A primeira convocatória de Hervé Renard é aguardada já para o meio-dia de sexta-feira, dia 30 do corrente mês, para os dois próximos encontros de preparação de França, diante da Colômbia – a 7 de abril, em Clermont-Ferrand – e o Canadá (11 de abril, em Le Mans), testes para a fase final do Campeonato do Mundo Feminino da FIFA, onde, tal como Portugal, a França marca presença, de 20 de julho a 20 de agosto do corrente ano, na Austrália e Nova Zelândia: Jamaica, Brasil e Panamá são os rivais de França, no Grupo F.

Eis, na íntegra, o comunicado oficial da Federação Francesa de Futebol, da tarde desta quinta-feira.

«Na sequência da reunião extraordinária do Comité Executivo, na tarde desta quinta-feira, a Federação Francesa de Futebol orgulha-se de anunciar a nomeação de Hervé Renard para o posto de selecionador da equipa nacional feminina até agosto de 2024.

O novo selecionador dirigirá a equipa no Mundial-2023, que se disputará de 20 de julho a 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia, e também nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, de 25 de julho a 10 de agosto.

Uma conferência de imprensa de apresentação terá lugar na sexta-feira, dia 31, na sede da FFF, às 12 horas [menos uma em Portugal continental], com a presença de Philippe Diallo, presidente interino da FFF, e da Comissão de Recrutamento, composta por Jean-Michel Aulas, Laura Georges, Marc Keller et Aline Riera.

Na ocasião, Hervé Renard revelará a primeira lista de convocadas, tendo em vista os dois próximos jogos da equipa nacional feminina de França, previstos para sexta-feira, 7 de abril, diante da Colômbia, em Clermont-Ferrand, e quarta-feira, 11 de abril, ante a seleção do Canadá, campeã olímpica em título, em Le Mans.»