França Oficial: ‘ComanDante’ renova pelo Nice aos 39 anos
O defesa-central Dante, de 39 anos, e o Nice oficializaram esta sexta-feira a renovação do vínculo do brasileiro, que chegou ao clube da Riviera francesa em 2016, por mais uma temporada, até junho de 2024.
‘ComanDante’, como é popularmente conhecido o capital de equipa, deu conta da sua satisfação por continuar ligado ao emblema mais uma temporada.
«Renovar o contrato de novo é uma enorme honra. Sinto-me muito grato, pois isto também se deve, em grande parte, aos meus companheiros de equipa, que me desafiam todos os dias. Fico muito satisfeito por continuar mais um ano, e isso leva-me a pensar em como ajudá-los a melhorar. Espero que na próxima época [2023/24] consigamos fazer uma época ao nível do que os adeptos merecem. Vou continuar a dar tudo para o clube atingir os seus objetivos», afirmou Dante, citado no site do clube francês.
«Foi uma decisão fácil, quer pela pessoa, quer pelo jogador que é. A nossa relação vai muito para além do vínculo contratual. Sabendo que ele queria ficar, rapidamente chegámos a acordo. Dante é um exemplo dentro e fora de campo», afirmou, por seu turno, o presidente do Nice, Jean-Pierre Rivève.
Elogios corroborados pelo diretor desportivo, Florent Ghisolfi. «Todos os dias se treina e em todos os jogos se aplica como um campeão, e contagia os outros com essa determinação. É inestimável no dia a dia. E a nossa decisão não se prende com a experiência: é, acima de tudo, desportiva. Jogou quase toda a época de três em três dias e só falhou dois jogos por suspensão. Personifica os padrões e a identidade do clube», afirmou o responsável técnico do Nice.
Nascido a 18 de outubro de 1983 em Salvador (Baía, Brasil), Dante Bonfim Costa Santos começou a carreira como sénior no Juventude de Caxias (Rio Grande do Sul, Brasil) em 2002 e está na Europa há 19 anos, desde 2004, altura em que rumou aos belgas do Charleroi.
Em 2007, o experiente defesa-central – cuja renovação em tão provecta idade, mas no pleno das potencialidades encontra paralelo, por exemplo, na de Pepe com o FC Porto - mudou-se, ainda na Bélgica, para o Standard de Liége.
Em 2008, Dante mudou-se para a Bundesliga, para representar o Borussia de Moenchengladbach, onde esteve três temporadas, até 2012… e se transferir para o Bayern de Munique, que representou até 2015. Em 2015/16 alinhou pelo Wolfsburgo e em 2016 rumou a França e ao Nice, onde está a terminar a sétima (!) época no clube… com garantia de oitava, até 2024, somando já 241 jogos pelo clube francês, depois de 133 no Bayern (e 13 na seleção brasileira).
Veja aqui o 'tweet' do clube a oficializar o prolongamento do vínculo: