O maior medo de Amorim até final do campeonato
Rúben Amorim a fazer muitas contas para o intenso ciclo que se aproxima (IMAGO)

O maior medo de Amorim até final do campeonato

NACIONAL24.02.202409:00

Constantes reagendamentos obrigam a... constantes mudanças de planeamento do plantel. Aproxima-se ciclo intenso com muitas decisões: 5 jogos em 14 dias! Muitas cautelas com a gestão física e ainda o jogo com o Famalicão por marcar...

Aproximam-se as decisões, jogos encarados como finais, todos com margem de erro nula, nos quais, um mínimo deslize, poderá ser… irreparável. E se o leão, nesta fase da temporada, respira saúde e confiança num final de época festivo, o maior obstáculo nas aspirações leoninas está centrando no calendário, cada vez mais sobrecarregado, até final da presente temporada.

Esta sexta-feira, por sua vez, foi mais um dia agitado na recalendarização dos jogos do leão. Com o sorteio dos oitavos de final da Liga Europa em primeiro plano que, recorde-se, ditou um reencontro entre Sporting e Atalanta. Num primeiro momento, a UEFA apontou à realização da partida a 5 de março, devido ao conflito de jogos na mesma cidade — já que o Benfica também recebe o Rangers em Lisboa, no caso a 7 de março — mas essa data obrigaria, desde logo, a uma (outra) alteração nos jogos com o Farense ou, em última instância, o Benfica (assim que surgiu este impasse os ingressos para o dérbi foram momentaneamente cancelados), pois o jogo com os algarvios seria jogado apenas... dois dias antes.

Este espaço temporal entre os jogos europeus de Sporting e Benfica justificava-se por motivos de segurança, ou seja, pela possibilidade de confrontos entre os adeptos visitantes das duas equipas estrangeiras. Quem acabou por desbloquear o ‘problema’ foi a PSP — com a devida aprovação da equipa italiana — que deu luz verde para que os jogos sejam realizados em dias consecutivos.

Desta forma, tudo se manteve, com o Sporting a confirmar um ciclo de 5 jogos em apenas 14 dias, quatro deles de três em três dias. Estas indefinições, porém, têm obrigado a constantes mudanças de planeamento do plantel, sobretudo no que se refere à gestão física de um plantel curto, de forma a evitar lesões. E se este próximo ciclo está oficializado, convém lembrar que existe ainda uma partida — em Famalicão — sem data oficial. Pedro Santos, em conversa com A BOLA, revelou que a partida com os minhotos (da 20.ª jornada) iria «realizar-se na primeira data possível» e, para já, existem apenas quatro datas possíveis [ver quadro em baixo].

Muita incerteza que tem provocado transtorno na preparação da equipa e que tem motivado várias alterações no plano de trabalho... diário. Modificações que geram muita apreensão junto de Rúben Amorim que vai obrigar a muita rotação do plantel neste último terço do campeonato, competição prioritária nas muitas frentes em que o leão ainda se encontra envolvido...