Benfica O discurso de Rui Costa: «Campeões à Benfica», Schmidt «grande obreiro», emoção por Chalana e uma promessa
Eis as frases mais importantes do discurso de Rui Costa, presidente do Benfica, ba receção aos campeões nacionais na Câmara Municipal de Lisboa.
«Como aqui prometi a 28 de abril do ano passado, aquando das celebrações pela Youth League, estamos de regresso. Conquistámos o 38 que tanto ambicionávamos.»
«O Benfica é a maior instituição desportiva portuguesa, o clube mais amado e mais ganhador. Um clube, como cantam os nossos, maior do que Portugal. Estamos ligados umbilicalmente a Lisboa e temos orgulho nisso, mas somos também do mundo, um clube local que transcende fronteiras (…) Um clube mítico, feito de paixão e glória de todos os benfiquistas em quase 120 anos de história.»
«Vencemos com futebol ofensivo, vibrante e ganhador, com mescla de experiência e jovens da formação. Traçámos o nosso rumo e não mais olhámos para trás, sempre focados em nós, com união, à margem de tudo o que ia sendo dito. Estivemos no topo desde a 1.ª jornada, fomos a equipa com mais vitórias, com mais golos marcados e menos golos sofridos. É inteiramente merecido este campeonato. Somos campeões à Benfica!»
«Quero agradecer a todos pelo compromisso. À equipa técnica liderada por Roger Schmidt, que desde o primeiro dia percebeu o que era o Benfica com uma frase histórica: ‘quem ama o futebol, ama o Benfica’. Considero-o o grande obreiro deste feito, muito obrigado Roger [deram um abraço e na rua os adeptos entoavam o nome do técnico] Ele merece, ele merece. Aos nossos jogadores, a todos sem exceção, e lembro que começámos a época com 39, obrigado pela ambição e por terem jogado sempre à Benfica o ano inteiro. Muito obrigado a todos. Agradeço ainda a todo o staff, sem o enorme trabalho desta gente não estaríamos aqui, obrigado por toda a dedicação e apoio à equipa. A todos a nossa gratidão por terem feito história!»
«As últimas palavras são para a massa associativa, os adeptos são a imensa alma deste clube que tanto amamos, este título é de todos os benfiquistas, é o título da recuperação do orgulho. Na Luz, em 16 jogos, batemos a assistência em nossa casa, feito incrível que tanto nos orgulha. E pelo País e pela Europa fora fomos sempre apoiados por milhares e milhares de benfiquistas, incansáveis do princípio ao fim.»
«Este é um título do Benfica e pelo Benfica. Não é contra ninguém, é pelo Benfica (…) E continuaremos a pugnar pela valorização do futebol português e a lutar contra o habitual clima de crispação.»
«Termino com uma dedicatrória especial: Fernando Chalana, este título também é teu [emociona-se e tem de parar de falar durante alguns segundos].»
«Fica a promessa de que tudo faremos para voltar aqui na próxima temporada. Viva o campeão nacional!»