Rio Ave «O campeonato é outra loiça, é a doer»
Luís Freire, treinador do Rio Ave, projetou a receção ao Chaves, no domingo (15.30 horas), para a jornada inaugural de Liga.
«O Chaves mexeu-se um pouco no mercado, está com algumas alterações estratégicas e viu muita gente a entrar e a sair, mas tem um plantel bom e a possibilidade de ir ao mercado e continuar a reforçar-se. A liderança técnica mudou e [José Gomes] é um treinador com muitos anos de futebol português e internacional. Respeitamo-los, mas queremos mostrar aquilo que sentimos dentro de campo, a nossa união interna e a qualidade que temos», disse em conferência de Imprensa.
A estreia na Liga chega após dois jogos – vitória (3-0) sobre o Académico de Viseu e derrota (0-2) com o Arouca – para a Taça da Liga: «Esses jogos serviram para continuar a dar o ritmo necessário à equipa e prepará-la para competir por algo, mas o campeonato é outra loiça, nada tem a ver com jogos amigáveis nem com a Taça da Liga e é a doer. Pode ou não haver alterações (no onze), até porque ainda tivemos mais 15 dias de pré-época. Temos um plantel muito equilibrado e competitivo e todos os jogadores se prepararam para aparecerem muito bem.»
Numa primeira análise, Luís Freire dividiu a época em três fases: «Na primeira, jogaremos contra três equipas que lutam assumidamente pelo título e vamos apanhar outros adversários que também ficaram na primeira metade do último campeonato. Serão os oito jogos mais difíceis que temos, à partida. Depois, há mais oito jornadas até janeiro só com equipas do nosso campeonato. A terceira fase vai ser toda a segunda volta, na qual já conheceremos muito bem os adversários e podemos ver aquilo que nos falta para dar o próximo passo.»
Sobre os objetivos para 2023/04: «Considero que esta época será muito semelhante à anterior. Se, depois, ficaremos com mais ou menos três pontos, vamos ver. Isso, ninguém sabe dizer. Agora, o nosso objetivo é conseguir a permanência o mais rapidamente possível. Quanto mais rápido for, melhor. Se isso for conseguido, vamos olhar para outra meta. Será outra vez um ano muito importante para este clube.»