Ethan Nwaneri
Ethan Nwaneri
Foto: IMAGO

Nwaneri: a primeira marca deixada por um grande talento na Premier League

Bastaram quatro minutos para marcar pelo Arsenal diante do Nottingham Forest

Quatro minutos apenas depois de entrar em campo para substituir Martin Odegaard, um jovem de 17 anos levou a que nas bancadas do Emirates se cantasse «Nwaneri, és um dos nossos!»

Ethan Nwaneri entrou aos 82 minutos para o lugar do norueguês e, aos 86, a passe de Raheem Sterling, bateu Matz Sels com um remate junto ao poste esquerdo. Era o 3-0 diante do Nottingham Forest, depois dos remates certeiros de Bukayo Saka e Thomas Partey. Mas também a primeira marca de um grande talento na Premier League.

Durante a lesão do capitão Odegaard, o treinador Mikel Arteta resistiu sempre em apostar no médio ofensivo de 17 anos, preferindo ajustar o belga Leandro Trossard, mais habituado a alinhar sobre a esquerda, ao posicionamento do nórdico, que funciona como número 10.

Havia de certa forma alguma pressão por parte dos media e dos adeptos que a escolha fosse Nwaneri, por ser o jogador do plantel mais parecido com Odegaard, inclusive por ser esquerdino, mas Arteta resistiu, talvez até para não lançar o jovem às feras num momento em que a equipa não estava a carburar como antes.

Há quem já veja no golo de hoje um momento de afirmação de Nwaneri, a dizer-se pronto para vingar. Ele que, em 2022, aos 15 anos e 181 dias, se tornou o mais novo de sempre a jogar na Premier League.

A partir deste domingo passa a ser o segundo mais novo a marcar pelo Arsenal, aos 17 anos, 8 meses e 2 dias, ficando apenas atrás de… Mikel Arteta (17 anos, 3 meses e 21 dias).

Com um pé esquerdo extraordinário e uma visão e leitura de jogo já muito madura, Ethan Nwaneri é sem dúvida um nome a que ficar atento nos próximos tempos.