«No Sporting há uma pressão maior», diz Hjulmand
Morten Hjulmand foi contratado ao Lecce por 18 milhões de euros. IMAGO

«No Sporting há uma pressão maior», diz Hjulmand

NACIONAL06.06.202420:34

Hjulmand e a responsabilidade de jogar «num clube de topo»; a seleção da Dinamarca e o Campeonato da Europa

«Obviamente, há uma cobrança maior e uma pressão maior quando jogas num clube de topo, porque tens de conquistar três pontos em todos os jogos. Não era algo a que eu estivesse tão habituado antes na minha carreira profissional. Além disso, houve algumas coisas que tive que colocar no meu jogo, porque tinha de me encaixar no sistema da equipa. Tive de colocar mais a bola na equação, porque somos uma equipa que tem muita posse e quer dominar os jogos», as palavras são de Hjulmand, médio do Sporting em entrevista ao Tipsbladet.

E será que os leões ajudaram Hjulmand a chegar mais rapidamente à seleção da Dinamarca? «Diria que, com as minhas escolhas de carreira, tentei otimizar tudo na maioria dos parâmetros. Na Áustria [Admira Wacker] foi muito físico e homem para homem, enquanto em Itália foi mais tático, mais na forna como nos temos de posicionar em campo e como defender», conta o internacional dinamarquês e completa: «Em Itália, claro, também havia uma exigência técnica maior, mas sinto que tive de me esforçar ainda mais quando cheguei ao Sporting, pelo estilo de jogo que temos. Por isso, consegui construir essas qualidades através das minhas escolhas na carreira.»

Ou seja, os leões, ou a época que fez de leão ao peito, ajudaram mesmo Hjulmand a chegar ao Campeonato da Europa: «Fiquei muito, muito orgulhoso quando me disseram que ia ajudar e representar a Dinamarca. Jogar esses torneios é, claro, algo que tu queres alcançar como jogador. Então, tenho uma alegria enorme em mim agora e estou ansioso para jogar esta fase final.»

Hjulmand tem seis internacionalizações. IMAGO

E foi ao serviço da seleção, por quem tem apenas seis internacionalizações, num jogo com a Suíça (0-0) em março, que se registou desentendimento entre o médio do Sporting e o médio helvético do Bayer Leverkusen, Granit Xhaka. O que mostra também a personalidade forte do sportinguista: «Devido ao tipo de jogador que sou, há alguma polémica nos jogos... E é assim. Portanto, também haverá outras controvérsias no futuro, porque irei muito, muito longe para ganhar jogos de futebol», garante Morten Hjulmand ao Tipsbladet e continua: «Também faço isso diariamente no meu clube e também farei isso na seleção dinamarquesa. É aí que entro com a personalidade que tenho.»