Niakaté a três jogos da renovação

SC Braga Niakaté a três jogos da renovação

NACIONAL23.03.202310:14

A carreira de Sikou Niakaté no SC Braga tem correspondido de uma forma geral às expectativas e o defesa-central francês soma já 24 jogos pelos guerreiros.  

Para época de estreia no campeonato português não é nada mau, tanto mais que esta é a primeira experiência fora de França e nos clubes que o central representou anteriormente os objetivos eram bem mais modestos.


Talvez face a esta ausência de traquejo no futebol nacional, Niakaté tem cometido alguns erros de pormenor e sem dúvida que o lance da expulsão na partida frente ao Vitória de Guimarães assinala a sua carreira em Braga. Num momento de ingenuidade, o central cometeu falta sobre Safira na área dos guerreiros em jogada que aparentemente não representava perigo e foi expulso pelo árbitro. O episódio, ocorrido aos 25 minutos, precipitou a derrota do SC Braga no dérbi minhoto e o francês ficou um pouco marcado por esse lance em fase tão importante da época. O episódio de Guimarães esgotou-se depressa, portanto, e depois de ter cumprido um jogo de castigo Niakaté voltou à equipa inicial na partida seguinte e frente ao FC Porto foi mesmo um dos melhores em campo.


Na partida com os dragões, precisamente, Niakaté completou o 24.º jogo na temporada e nesta circunstância ficou a um passo de garantir a renovação automática com os guerreiros. Isto porque o entendimento com o Guingamp contempla uma cláusula de compra obrigatória do passe de Niakaté desde que o francês cumpra metade dos jogos oficiais do calendário do SC Braga.


Os guerreiros vão fechar a época 2022/2023 com o máximo de 53 partidas oficiais, Niakaté soma 24 jogos e dentro deste contexto basta fazer as contas, restam três jogos para o francês atingir e até ultrapassar pela margem mínima o parâmetro 50 por cento estabelecido no acordo para ser guerreiro em definitivo.


Neste cenário, o defesa-central francês fica habilitado a assinar um contrato válido até 2028 e o SC Braga paga aos franceses 1,8 milhões de euros por esta transferência  a título definitivo.