NES pede alteração de regra do VAR: «Mudanças são uma realidade no desporto»
Nuno Espírito Santo com o árbitro do Brentford-Nottingham Forest (Imago)

NES pede alteração de regra do VAR: «Mudanças são uma realidade no desporto»

INTERNACIONAL24.01.202418:19

Técnico português afirma que é importante que a lei seja mudada para evitar novos incidentes

Ivan Toney regressou aos relvados, após um castigo de oito meses por apostas ilegais, e marcou de livre direto na vitória do Brentford frente ao Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, que não ficou satisfeito após perceber que o avançado alterou a posição da bola (já com a barreira formada), ajudando-o a inagurar o marcador.

O técnico português comentou a situação, depois do fim do jogo, e ainda se queixou à PGMOL (responsáveis pela arbitragem em Inglaterra) com o objetivo de perceber porque é que o VAR não anulou o golo: «Recebemos uma resposta. A lei diz que o VAR não consegue fazer nada sobre uma deslocação de bola. Eu acho que eles deviam olhar para isso. Mudanças são uma realidade no desporto. Ao mesmo tempo, temos uma responsabilidade. Devíamos ter dito algo na altura em que o livre estava a ser batido. Foi muito mau que nem o árbitro nem o assistente viram. Eles deviam ter visto. Ele faz uma linha e a bola foi mexida.» 

Apesar de não ter conseguido o que queria, o ex-FC Porto ficou satisfeito por ter conseguido partilhar o seu ponto de vista, que pode ser fundamental para que mais situações destas não aconteçam: «Eles não disseram que iam mudar a lei, mas apenas que, no momento, o VAR não pode fazer nada sobre isso. Contudo, estou satisfeito que houve um diálogo. Isso é o aspeto mais importante. Se estás a tentar arranjar as coisas, falar faz as coisas melhores. É bom partilhar opiniões e, provavelmente, este incidente não vai acontecer novamente, porque eles vão ter mais cuidado no futuro.»