Equipa de Francisco Neto bateu a Noruega por 3-2 em Barcelos e saltou para o segundo lugar da classificação. Andreia Jacinto e Carole Costa (2) fizeram os golos, Patrícia Morais voltou a brilhar entre os postes.
Depois da derrota (0-2) inaugural com a poderosa França, em Valenciennes, Francisco Neto fez quatro alterações no onze para defrontar a Noruega, seleção com pergaminhos no futebol feminino e que tinha defrontado antes do Mundial, em jogo de preparação, que perdeu por 1-2.
Mas o jogo de Barcelos era a doer e só a vitória interessava a Portugal depois de ter saído da primeira jornada no último lugar do grupo, após o empate (1-1) entre Noruega e Áustria.
O selecionador mexeu na baliza, trocando Patrícia Morais por Inês Pereira, também no meio campo, com Fátima Pinto e Andreia Jacinto a renderem Dolores Silva e Andreia Norton, e ainda no ataque, apostando em Ana Capeta ao invés de Telma Encarnação.
Viu as Navegadoras entrarem bem na partida, com vontade de ter a bola e de verticalizar o jogo na direção da baliza adversária, procurando assumir o controlo do mesmo, mas não contava com o contratempo que tirou Inês Pereira do jogo ao cabo de apenas três minutos.
A guarda-redes lusa chocou violentamente com a avançada Haug quando saiu dos postes para socar bola e ficou prostrada no relvado, tendo perdido a consciência. Teve de ser substituída, tal como a adversária, que ficou a sangrar da face.
O jogo prosseguiu com as duas substituições madrugadoras e com a mesma toada, com Portugal a tentar assumir o comando das operações, ainda que sem criar perigo. Faltava ligação no último terço.
Depois da meia-hora de jogo, porém, balde de água fria para as Navegadoras. Grande remate de Maanum de fora da área colocou a Noruega em vantagem, um pouco contra a corrente do jogo, aos 32'. Mas a reação de Portugal foi ótima.
A Seleção respondeu logo a seguir com um remate de Kika Nazareth, aos 33', e aos 37' conseguiu fazer o 1-1 num lance de insistência na área norueguesa que culminou com remate de pé direito de Andreia Jacinto.
Sem perder o balanço, Portugal continuou ao ataque e a tentar chegar à área contrária e aos 37' conquistou um penálti que castigou falta sobre Diana Silva, castigo máximo cobrado por Carole Costa, que colocou Portugal em vantagem antes do intervalo.
As alterações da Noruega para o segundo tempo surtiram efeito e o 2-2 só não aconteceu aos 56' graças a grande intervenção de Patrícia Morais, a negar o golo a Terland.
Três minutos depois, porém, a mesma Terland fez o 2-2, que abalou Portugal por alguns minutos. Poucos, porque aos 67' foi assinalado novo penálti favorável à Seleção, agora por derrube a Catarina Amado.
Chamada mais uma vez à conversão, Carole Costa, imperturbável da marca dos 11 metros, fez o 3-2 para Portugal. O marcador só não voltou a sofrer alteração porque Patrícia Morais, aos 87', voltou a ganhar duelo a Terland, segurando a primeira vitória de sempre na Liga das Nações.
Segue-se o jogo na Áustria, na terceira jornada do grupo A2, marcado para 27 de outubro.
Recorde as incidências da partida e o pré-jogo
Final de jogo. Portugal faz história!
Está consumada a primeira vitória da Seleção Nacional de futebol feminino na Liga das Nações! Triunfo por 3-2 sobre a Noruega, com golos de Andreia Jacinto (37') e Carole Costa (42' e 69'), colocaram a equipa de Francisco Neto no segundo lugar do grupo A2, com três pontos.
90+3' - Substituição para Portugal. Sai Ana Capeta, entra Ana Dias.
90+3' - Substituição para Portugal. Sai Diana Silva, entra Telma Encarnação.
90+1' - Substituição na Noruega. Sai Reiten, entra Andreassen.
90+1' - Patrícia Morais soca a bola.
90+1'- Canto para a Noruega.
90' - Mais três minutos para jogar.
90' - Francisco Neto vai fazer mais alterações.
89' - Canto para Portugal.
88' - Portugal está perto de vitória histórica, a primeira de sempre na Liga das Nações.
87' - Patrícia Morais! Grande defesa! Desvia remate de Terland.
85' - Cartão amarelo a Ana Capeta.
84' - Cartão amarelo a Mjelde.
80' - Andreia Norton dispara por cima da barra.
77' - Substituição para Portugal. Sai Kika Nazareth, entra Andreia Norton.
76' - Substituição para Portugal. Sai Andreia Jacinto, entra Dolores Silva
72' - Substituição na Noruega. Sai Saevik, entra Boe Risa.
69' - Atirou para o lado esquerdo de Mikalsen, que se estirou para o lado oposto.
59' - Terland já tinha ameaçado há instantes, mas desta feita Patrícia Morais não conseguiu evitar o golo.
59' - Golo da Noruega. 2-2. É de Terland.
58' - Foi cobrado por Kika, mas foi para as mãos de Mikalsen.
58' - Canto para Portugal.
56' - Patrícia Morais nega o 2-2 à Noruega!
56' - Falta da Noruega. Foi sobre Ana Borges.
53' - Foi direto à baliza, mas passou por cima, sem perigo.
53' - Cartão amarelo a Ana Borges.
53' - Livre lateral para a Noruega.
52' - Cartão amarelo a Reiten.
49' - Noruega já atualizou o estado clínico de Haug, que saiu lesionada após choque violento com a guarda-redes Inês Pereira. «Sophie Roman Haug foi atingida com força no rosto e provavelmente sofreu uma fratura no nariz devido a um corte. Ela foi a um hospital para ser examinada por um otorrinolaringologista», esclareceu o médico da Noruega.
Oppdatering fra landslagslege Magnus Myntevik: «Sophie Roman Haug har fått seg en kraftig smell i ansiktet og har trolig pådratt seg et brudd i nesen med et kutt. Hun har dratt til et sykehus for å bli sjekket av øre-nese-hals-lege».
Boa primeira parte da Seleção Nacional, que sofreu golo contra a corrente de jogo aos 32', num grande remate da Noruega, mas depois reagiu muito bem e conseguiu operar a reviravolta no marcador no espaço de cinco minutos, com golos de Andreia Jacinto aos 37' e de Carole Costa, de penálti, aos 42'.
⏸️ 45' Intervalo! Depois do susto inicial, Portugal dá a volta e vai para o descanso em vantagem!#PORxNOR | 2-1 | #Navegadoras#UWNL
42' - GOLO DE PORTUGAL! 2-1. Carole Costa não perdoa da marca dos 11 metros.
42' - Penálti para Portugal! Mikalsen derrubou Diana Silva na área. Imagens deixam dúvidas sobre se não terá sido outra jogadora da Noruega a cometer a falta. Não há VAR, recorde-se.
38' - Portugal reagiu bem ao golo sofrido e precisou apenas de cinco minutos para fazer o 1-1. Golo histórico, é o primeiro de sempre de Portugal na Liga das Nações! E foi a estreia a marcar de Andreia Jacinto pela turma das quinas.
37' - GOLO DE PORTUGAL! 1-1. Andreia Jacinto com remate de pé direito no interior da área a restabelecer a igualdade.
35' - Cartão amarelo a Eikeland.
33' - A Noruega ainda não tinha feito por justificar a vantagem e Portugal parecia estar por cima do jogo, foi um pouco contra a corrente o grande golo de Maanum.
33' - Responde Portugal. Remate de Kika Nazareth para defesa de Mikalsen.
32' - Golo da Noruega. 0-1. Marca Maanum. Um grande golo, remate arqueado de fora da área, fora do alcance de Patrícia Morais. Belo remate da jogadora do Arsenal, de Inglaterra.
27' - Terland introduz a bola dentro da baliza de Patrícia Morais, mas a bandeirola já estava levantada por posição irregular.
26' - Falta um pouco mais de ligação a Portugal no último terço da Noruega.
24' - Sem perigo.
23' - Canto para Portugal.
20' - Remate para as nuvens de Reiten.
16' - Portugal está bem no jogo, quer assumir o controlo do mesmo.
12' - Ana Capeta cabeceia por cima da baliza da Noruega, a passe de Ana Borges. Primeira tentativa de Portugal.
10' - Substituição na Noruega. Sai Haug, entra Terland.
8' - Noruega ainda não fez a alteração, está com menos uma unidade em campo.
6' - Substituição para Portugal. Sai Inês Pereira, entra Patrícia Morais.
Equipas já perfiladas no relvado para o início da partida. Portugal corre atrás da história, corre atrás da primeira vitória de sempre na Liga das Nações feminina.
Pré-jogo
Boa tarde, as Navegadoras voltam a fazer-se ao mar na Liga das Nações, para o segundo jogo na fase de grupos da competição. O adversário de hoje é a Noruega, na estreia em casa das comandadas de Francisco Neto, que terão o apoio do público português no Estádio Cidade de Barcelos.
À procura de fazer história na Women's Nations League! #Navegadoras ⛵🇵🇹
O pontapé de saída está aprazado para as 18.15 horas. O jogo é apitado pela polaca Ewa Augustyn, assistida por Paulina Baranowska e Aleksandra Ulanowska. Katarzyna Lisiecka-Sęk assume o papel de quarta árbitra.
No primeiro jogo, na que foi a estreia absoluta na competição, Portugal defrontou a França, quinta classificada do ranking da FIFA, e perdeu por 0-2, ficando posicionada no último lugar do grupo na sequência do empate (1-1) entre Noruega e Áustria.
Derrota na estreia confirma o que todos sabiam, que a França é melhor, mas equipa de Francisco Neto bateu-se com galhardia e dificultou muito a vida à congénere comandada por Hervé Renard
Na antevisão do jogo, o selecionador Francisco Neto lembrou a recente mudança no comando técnico da Noruega e as mudanças que poderão surgir, para as quais preparou as jogadoras lusas.
Temos de procurar retirar a bola da Noruega, era o cenário ideal, mas temos de estar preparados para duelos
«Tentámos perceber como encaram os jogos, a sua liderança. Tentámos passar às jogadores o máximo de cenários possíveis. Temos de procurar retirar a bola da Noruega, era o cenário ideal, mas temos de estar preparados para duelos. Não é a primeira vez que jogamos com equipas com este poderio físico», afirmou Francisco Neto.
O onze de Portugal: Inês Pereira; Ana Borges (c), Diana Gomes, Carole Costa e Catarina Amado; Dolores Silva; Fátima Pinto; Tatiana Pinto e Andreia Jacinto; Kika Nazareth; Ana Capeta e Diana Silva.
Suplentes de Portugal: Patricia Morais, Cota-Yarde, Lucia Alves, Bruna Costa, Joana Marchão, Ana Rodrigues, Andreia Norton, Ana Dias, Dolores Silva, Ana Seiça, Andreia Faria e Telma Encarnação.
Francisco Neto promove várias alterações no onze em relação ao que iniciou o jogo com a França. Mexeu na baliza, no meio campo e no ataque.
Inês Pereira assume a defesa das redes no lugar de Patrícia Morais, que fez grande exibição diante da França. Fátima Pinto, Andreia Jacinto e Ana Capeta são as outras novidades, rendendo Dolores Silva, Andreia Norton e Telma Encarnação, respetivamente.
Várias jogadoras lusas são distinguidas com placas alusivas ao número de internacionalizações por Portugal, casos de Ana Capeta, Kika Nazareth, Andreia Jacinto, Catarina Amado e Telma Encarnação, que já cumpriram 25 internacionalizações.