Mundial-sub-20: Argentina goleia e apura-se com Tanlongo no banco

FIFA Mundial-sub-20: Argentina goleia e apura-se com Tanlongo no banco

INTERNACIONAL27.05.202301:49

A Argentina, com o selecionador, Javier Mascherano, a deixar o médio Mateo Tanlongo (Sporting) no banco de suplentes, garantiu na noite de sexta-feira o apuramento em primeiro no Grupo A para os oitavos de final do Mundial de sub-20, que decorre no país desde dia 20 e até 11 de junho, ao golear a Nova Zelândia por 5-0, em encontro da 3.ª e última jornada do agrupamento disputado no Estádio do Bicentenário, em San Juan.

Maestro Puch inaugurou o marcador aos 14’ (1-0), Infantino ampliou (2-0) aos 17’ e ainda na primeira parte Romero (35’) aumentou para 3-0 favorável à seleção anfitriã. No segundo tempo, Aguirre, de penálti, aumentou a contagem para 4-0 aos 50’ e Véliz fechou o marcador (5-0) já aos 87’.

A equipa das ‘pampas’ venceu o Grupo A, com três vitórias e nove pontos, e em segundo lugar, e também com apuramento garantido, surge o Uzbequistão, que à mesma hora mas no Estádio Único Madre de Las Ciudades, em Santiago del Estero, bateu a Guatemala por 2-0, graças a um bis de Nematjonov (9’ e 20’) e chegou aos quatro pontos, com um saldo positivo de um golo (cinco marcados, quatro sofridos).

À espera de ainda se qualificar como um dos quatro melhores terceiros classificados de entre os seis grupos – de quatro seleções cada um – para os ‘oitavos’ ficou a Nova Zelândia, que acabou o Grupo A na terceira posição, com os mesmos quatro pontos que os uzbeques, mas saldo de golos negativo de quatro (três marcados, sete sofridos). A Guatemala ficou em quarto e está eliminada do Mundial.

Já durante este dia, EUA e Equador asseguraram as vagas no Grupo B, ganho pelos norte-americanos, e com os equatorianos na segunda posição, com a Eslováquia na expetativa de ser um dos quatro melhores terceiros classificados dos seis grupos.

No sábado, dia 27, defrontam-se, para a 3.ª jornada do Grupo D, às 19 horas de Portugal continental, Brasil e Nigéria em La Plata, enquanto à mesma hora a Itália medirá forças com a Rep. Dominicana em Mendoza.

Também no sábado, dia 27, mas às 22 horas de Portugal continental, fecham-se também as contas (3.ª e última jornada) no Grupo C, com a Colômbia a defrontar o Senegal, em La Plata, e o Japão a medir forças com Israel, em Mendoza, à mesma hora.