Mundial de Clubes: Benzema falha penálti e Al Ahly segue em frente
IMAGO / NurPhoto

Mundial de Clubes: Benzema falha penálti e Al Ahly segue em frente

INTERNACIONAL15.12.202320:21

Os egípcios venceram os anfitriões do torneio por 3-1 e irão defrontar o Fluminense na próxima fase da prova

Surpresa em Jeddah! O Al Ahly está na próxima fase do Mundial de Clubes ao vencer, esta sexta-feira, os anfitriões do torneio, o Al Ittihad. Os egípcios venceram por 3-1 num jogo que contou com uma grande penalidade para cada lado. 

Apesar do favoritismo do Al Ittihad- pelo investimento no plantel para a presente época e pelo facto de serem anfitriões da prova - foi mesmo o Al Ahly que se colocou em vantagem primeiro. Aos 21 minutos de jogo, Hassan Kadesh tocou a bola com o braço na área do Al Ittihad. Chamado pelo VAR a ver as imagens, o árbitro Jesus Valenzuela não teve dúvidas e assinalou grande penalidade a favor do Al Ahly. Chamado à responsabilidade, Ali Maâloul não falhou e abriu o placar.

O Al Ittihad tentou responder com as armas que tinha e, aos 45, a insistência dos sauditas deu frutos. Grande penalidade a favor do Al Ittihad por mão na bola de Abdelmonem. Da marca dos onze metros, Benzema não teve a mesma frieza de Maâloul e permitiu a defesa do guarda-redes do Al Ahly, El-Shenawy. 

Na segunda parte, os anfittiões foram à procura do resultado e viram mesmo uma bola ir ao poste da baliza do Al Ahly logo no início do segundo tempo. Porém, o Al Ittihad esqueceu-se da velha máxima do futebol: quem não marca, sofre. Foi o que aconteceu aos 59 minutos quando Houssein El Shahat ampliou a vantagem dos egípcios com uma grande jogada coletiva. O golo foi muito celebrado pelos jogadores do Al Ahly e teve direito até a um festejo 'à Ronaldo'.

Houssein El Shahat a festejar o seu golo (IMAGO / NurPhoto)

Apesar das investidas do Al Ittihad, o Al Ahly mostrou grande solidez, não só defensiva, como também no ataque. A prova disso é que aos 62, novamente numa transição rápida, os egípcios fizeram o 3-0 por Emam Ashour. 

Gallardo, treinador do Al Ittihad, fez entrar o português ex-Benfica Jota para procurar o empate. Em resposta, Marcel Koller, treinador do Al Ahly, fez entrar Modeste aos 87 minutos para 'refrescar' o ataque. A verdade é que Modeste nem chegou a ficar tempo suficiente em campo para refrescar o ataque porque, aos 90 minutos, foi expulso com vermelho direto.

A jogar com mais um jogador, o Al Ittihad ainda reduziu para 3-1, aos 90+2, por Benzema. Porém, a vitória não escapou ao Al Ahly que, desta forma, elimina os anfitriões e irá defrontar o Fluminense nas semi-finais do Mundial de Clubes.