Mourinho elogiado na Turquia: «É muito importante para a promoção do futebol turco»

Yilmaz Vural, treinador, critica impaciência que se vive no futebol turco e o facto de o técnico da seleção ser estrangeiro

Yilmaz Vural, treinador turco de 71 anos, deixou elogios a José Mourinho, técnico do Fenerbahçe, que considera ser «muito importante para promover o futebol» no país.

«O Fenerbahçe fez, com José Mourinho, um sério investimento. Mourinho é uma figura muito importante para promover o futebol no país. O futebol turco funciona de forma diferente. Se és Mourinho, precisas de tempo», começou por dizer Vural, que destacou a falta de tempo que os técnicos têm na Turquia para colocar em prática os processos e sistemas de jogo. «As críticas a Mourinho já começaram. Vimos isso claramente após o jogo com o Goztepe [empate a dois golos, no segundo jogo do Fenerbahçe no campeonato]. Se o nome dele não fosse 'Mourinho', teria sido despedido. Infelizmente, a cultura que temos é de impaciência», adicionou.

Não só a «cultura de impaciência» foi criticada por Vural. Também a Federação Turca foi alvo do treinador, devido ao facto de Vincenzo Montella, selecionador nacional do país, ser... italiano. «A Seleção é de valor comum para todos nós. Contudo, o facto de haver um treinador estrangeiro na seleção é um insulto para os locais. Não estão a fazer bem o trabalho. O que é que a associação de treinadores faz na Turquia? O presidente é o mesmo há 30 anos, mas não há nenhuma contribuição! O sistema tem de mudar, não as pessoas», atirou.

A Turquia joga, esta sexta-feira, a contar para a Liga das Nações, frente a Montenegro. O Fenerbahçe, de José Mourinho, está no quarto lugar do campeonato, com menos um jogo disputado que Samsunspor e Galatasaray.