'Mou' cala adeptos que apelidavam Stankovic de «cigano»

Roma 'Mou' cala adeptos que apelidavam Stankovic de «cigano»

INTERNACIONAL02.04.202320:45

Gesto significativo do apreço entre dois profissionais que muito se respeitam teve na tarde deste domingo lugar no Estádio Olímpico de Roma, ao minuto 50’ do encontro em que a Roma, orientada por José Mourinho, venceu a Sampdoria de Génova por 3-0, formação agora orientada pelo sérvio Dejan Stankovic, que de 2008 a 2010 foi, ainda enquanto jogador, pupilo do técnico português no Inter de Milão que ganhou o célebre ‘triple’ em 2010 (‘scudetto’, Taça de Itália e Champions).

Com os adeptos da Roma a vaiarem e invetivarem o sérvio, com cânticos de ‘Sei un zingaro’ (‘és um cigano’), ato contínuo Mourinho levantou-se e acalmou os ânimos para com um amigo de longa data, discordando do insulto gratuito e ocasional a quem tanto preza, virando-se para a bancada, com gestos de desagrado para com os fãs ‘gialorossi’. Resultou.

Já após o final da partida, em declarações ao Corriere dello Sport, Stankovic agradeceu ao amigo, antigo técnico e agora homólogo da Roma o gesto e foi mais longe. «Tenho muito orgulho em ser cigano, e José [Mourinho] sabe-o bem. Agradeço-lhe o gesto, mas tenho muito orgulho nas minhas origens», disse o sérvio.

«Ele [Stankovic] não tem de agradecer pelo meu gesto. Fi-lo por um grande homem e um grande amigo, mas também o faria por outro. Também fui insultado em muitos estádios, mas construí um muro de proteção à minha volta. Acho que ele fez o mesmo, mas tem filhos, tem uma família, e isto não é bom. Os nossos adeptos são fantásticos, mas pensei que poderiam ouvir os meus instintos. Dejan é ótima pessoa, e não deixo um amigo meu ser visado», disse José Mourinho, depois, em declarações também ao diário desportivo italiano, comentando o seu ato.