Roma 'Mou' cala adeptos que apelidavam Stankovic de «cigano»
Gesto significativo do apreço entre dois profissionais que muito se respeitam teve na tarde deste domingo lugar no Estádio Olímpico de Roma, ao minuto 50’ do encontro em que a Roma, orientada por José Mourinho, venceu a Sampdoria de Génova por 3-0, formação agora orientada pelo sérvio Dejan Stankovic, que de 2008 a 2010 foi, ainda enquanto jogador, pupilo do técnico português no Inter de Milão que ganhou o célebre ‘triple’ em 2010 (‘scudetto’, Taça de Itália e Champions).
Com os adeptos da Roma a vaiarem e invetivarem o sérvio, com cânticos de ‘Sei un zingaro’ (‘és um cigano’), ato contínuo Mourinho levantou-se e acalmou os ânimos para com um amigo de longa data, discordando do insulto gratuito e ocasional a quem tanto preza, virando-se para a bancada, com gestos de desagrado para com os fãs ‘gialorossi’. Resultou.
Já após o final da partida, em declarações ao Corriere dello Sport, Stankovic agradeceu ao amigo, antigo técnico e agora homólogo da Roma o gesto e foi mais longe. «Tenho muito orgulho em ser cigano, e José [Mourinho] sabe-o bem. Agradeço-lhe o gesto, mas tenho muito orgulho nas minhas origens», disse o sérvio.
«Ele [Stankovic] não tem de agradecer pelo meu gesto. Fi-lo por um grande homem e um grande amigo, mas também o faria por outro. Também fui insultado em muitos estádios, mas construí um muro de proteção à minha volta. Acho que ele fez o mesmo, mas tem filhos, tem uma família, e isto não é bom. Os nossos adeptos são fantásticos, mas pensei que poderiam ouvir os meus instintos. Dejan é ótima pessoa, e não deixo um amigo meu ser visado», disse José Mourinho, depois, em declarações também ao diário desportivo italiano, comentando o seu ato.