Morreu o antigo presidente Manuel João

Portimonense Morreu o antigo presidente Manuel João

NACIONAL27.04.202321:35

Manuel João, presidente do Portimonense entre 1978 e 1994, faleceu esta quinta-feira, no Hospital de Portimão. O antigo dirigente tinha 82 anos e nos últimos anos encontrava-se debilitado devido a sequelas de um AVC.


Amílcar Fonseca, que foi jogador e treinador com Manuel João, recorda um «homem bom e inteligente», que deixa marca no clube. «Faz parte da minha vida. Fui para o Portimonense porque foi ele que me foi buscar. Na altura tinha um compromisso com o Sporting e ele foi a Lisboa e convenceu-me a vir», conta. «Faz parte da história do Portimonense e vai marcar toda a vida do clube. Era uma pessoa superinteligente», sublinha.


Tem como maior feito a participação do Portimonense na Taça UEFA, em 1984/1985, perdendo com o Partizan de Belgrado na 1.ª eliminatória, e foi um dirigente carismático e peculiar.

Durante a sua presidência, foram intensos os duelos com o FC Porto, destacando-se o de 24 de fevereiro de 1990: depois de vencerem por 1-0, com golo de Rui Águas (70), o autocarro dos portistas deixou Portimão debaixo de uma chuva de pedras, tendo Pinto da Costa, ferido na testa, e Reinaldo Teles, com fratura numa costela, sido transportados para o hospital. Os algarvios contestaram a arbitragem de José Guímaro, queixando-se de um penálti não assinalado nos instantes finais.  


À família enlutada, A BOLA endereça as mais sentidas condolências.