Morreu Artur Jorge
Artur Jorge Braga de Melo Teixeira (ASF)

Morreu Artur Jorge

NACIONAL22.02.202410:11

Antigo treinador tinha 78 anos

A família de Artur Jorge revelou em comunicado esta quinta-feira o falecimento do antigo treinador: «É com profunda tristeza que a família de Artur Jorge Braga de Melo Teixeira comunica o seu falecimento, esta madrugada, em Lisboa, após doença prolongada. Morreu serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos.»

Com uma vida dedicada ao futebol, primeiro como jogador e depois como treinador, o "Rei Artur" foi campeão português um total de sete vezes e foi o técnico da primeira conquista de sempre do FC Porto da Taça dos Campeões Europeus, em 1987.

Artur Jorge com Pinto da Costa (ASF)

O FC Porto já reagiu à morte do antigo técnico:

Artur Jorge ganhou três títulos de campeão português enquanto treinador, todos ao serviço do FC Porto - em 1985, 1987 e 1991. Treinou também alguns dos clubes mais históricos em Portugal, passando por Benfica, Belenenses, Académica e Portimonense. Orientou também a seleção de Portugal em duas ocasiões na década de 1990.

Artur Jorge como técnico da seleção de Portugal (ASF)

O português também teve várias experiências no estrangeiro, tendo ganho a Taça de França e a Ligue 1 com o Paris Saint-Germain.

Artur Jorge no PSG (ASF)

Como jogador, Artur Jorge começou por se destacar na Académica. Um goleador nato, fez 94 golos em 112 partidas pelos estudantes.

Artur Jorge começou por se mostrar ao mundo do futebol em Coimbra (ASF)

Ingressaria no Benfica em 1969, sendo depois o melhor marcador do campeonato português em duas épocas consecutivas: 1970/71 e 1971/72. De resto, foi na Luz que ganhou todos os quatro campeonatos e as duas taças de Portugal que conquistou como jogador.

Artur Jorge no Benfica (ASF)

Terminaria a carreira de jogador no Belenenses, onde chegou a enfrentar Eusébio quando este estava no Beira-Mar (com quem já partilhara o balneário nas águias).

Artur Jorge no Belenenses com Eusébio (ASF)

Os dois fariam depois parte da equipa técnica do Benfica, quando Artur Jorge treinou o clube.

Artur Jorge com Eusébio no Benfica (ASF)

Como treinador, Artur Jorge também teve várias experiências no estrangeiro. Para além de Portugal treinou as seleções da Suíça - ficou-se pela fase de grupos do EURO-1996 - e dos Camarões, que guiou até aos quartos de final do CAN de 2006. Acabaria a sua carreira na Argélia, ao serviço do MC Alger.

À família e amigos, A BOLA endereça as mais sentidas condolências.