Moçambique vence Benim (3-2) e apura-se para o CAN
Mambas regressam ao maior palco africano de seleções e juntam-se a Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau. Witi (Nacional), Guima (Desp. Chaves) e Clésio (ex-Benfica) foram os heróis de Moçambique, já o leão Geny Catamo foi titular
Moçambique venceu este sábado o Benim por 3-2 e garantiu presença na fase final do CAN da Costa do Marfim, a maior prova de seleções do continente africano, que se inicia em janeiro de 2024. Trata-se de um regresso após 13 anos de ausência, uma vez que a última participação tinha acontecido no CAN-2010, organizado por Angola.
A Moçambique bastava hoje um empate no Estádio Nacional do Zimpeto, estádio que gelou com o golo do Benim, aos 20 minutos, apontado por Mounie. Reagiram os Mambas, que até ao intervalo deram a volta, com golos de Witi (Nacional da Madeira) e do estreante Guima (Desp. Chaves). O Benim, para quem só a vitória interessava, voltou a assustar aos 50 minutos, com um golo de Doussou. Até ao final, houve sofrimento nas bancadas até à explosão de alegria com o 3-2, assinado pelo ex-Benfica Clésio, à passagem do quinto minuto de compensação.
Recorde lusófono do CAN
Moçambique, treinado pelo bem conhecido Chiquinho Conde, tornou-se assim no quarto país dos PALOP a garantir a presença na fase final do CAN. Um recorde absoluto, juntando-se a Cabo Verde e Guiné Bissau, já apurados antes da última ronda, e Angola, que nesta quinta feira empatou a zero com Madagáscar, na Huíla, resultado suficiente para manter o 2.º lugar do grupo e fazer a festa. Para ser o pleno, faltou apenas S. Tomé e Príncipe, mas esta seleção é das menos cotadas do ranking mundial e, como tal, um apuramento seria de todo improvável.