Mercado Benfica: saída de Palhinha leva Fulham a olhar para Florentino

Mercado Benfica: saída de Palhinha leva Fulham a olhar para Florentino

NACIONAL20.06.202415:35

Chegada de Leandro Barreiro aumenta concorrência para o lugar e médio deixa-se seduzir pela Premier League; saída de João Palhinha para o Bayern poderá fazer mexer as peças; SAD quer 30 milhões de euros

O futuro do internacional português João Palhinha poderá estar diretamente ligado ao de Florentino Luís, médio do Benfica, de 24 anos, e que cedo chegou à formação das águias, com apenas 10 anos. Ao que A BOLA apurou, Marco Silva, treinador português do Fulham, tem o nome de Florentino muito bem referenciado e os londrinos ponderam avançar para a contratação do médio.

Mas, para isso acontecer, primeiro terá de ser concretizada a já quase anunciada transferência de João Palhinha para o Bayern. Depois da transferência falhada no verão de 2023 - o médio chegou a viajar para Munique e fez exames médicos, mas o negócio caiu no último dia do mercado por falta de substituto para Palhinha no plantel dos londrinos -, os bávaros voltaram à carga e deverá ser mesmo desta que levam o antigo jogador do Sporting para a Bundesliga.

Neste momento, apenas a presença de João Palhinha no Euro 2024, onde está a representar Portugal, impede que as peças do xadrez se movam, mas o processo deverá acelerar assim que a Seleção conclua a participação no torneio.

SAD ENCARNADA QUER €30 MILHÕES

Para abrir mão do número 61, a SAD do Benfica aponta a valores próximos dos 30 milhões de euros, o mesmo valor que no mercado de verão de 2023, rejeitou pelo jogador. Um ano volvido, o cenário é diferente e a porta da saída está aberta, perspetivando-se nova aventura no estrangeiro para Florentino, já que já representou Mónaco (França) e Getafe (Espanha), antes de Roger Sshmidt chegar e lhe dar nova vida no Benfica.

Agora é a Premier League bater à porta e o jogador está tentado pela possibilidade de atuar num dos melhores campeonatos do Mundo e numa equipa que, não estando na luta pelos primeiros lugares da tabela, lhe oferece grande visibilidade e tem argumentos financeiros superiores aos de qualquer clube português.

Em janeiro, a SAD encarnada também recusou nova proposta para a venda do médio, mas agora o cenário poderá ser diferente, relembrando que a contratação de Leandro Barreiro aumenta as opções de Roger Schmidt para aquela zona do terreno. O luxemburguês, reforço a custo zero após ter terminado contrato com o Mainz, tem, como Florentino, grande capacidade física e de desarme e será forte candidato ao lugar de duplo pivô que o treinador alemão costuma utilizar à frente da defesa.

Nesta última temporada, Florentino não teve tanta influência nas opções de Roger Schmidt como havia acontecido na primeira temporada do alemão na Luz. Foi utilizado em 45 ocasiões, 26 das quais como titular, mas só a partir de março se estabeleceu com maior frequência no onze de forma consecutiva. Até aí, a utilização foi intermitente, com Roger Schmidt a experimentar, várias vezes, Orkun Kokçu ou João Mário ao lado de João Neves no miolo.