Marta em lágrimas: «Abrimos portas para a igualdade» (vídeo)

Mundial Feminino-2023 Marta em lágrimas: «Abrimos portas para a igualdade» (vídeo)

INTERNACIONAL04.08.202311:31

Depois de disputar o último Campeonato do Mundo com a seleção do Brasil, Marta não conteve as lágrimas quando questionada se tem a noção do legado que deixa no futebol feminino.

«Quando comecei a jogar não tinha um ídolo feminino. Vocês (televisões) não passavam jogos de futebol feminino. Como é que eu podia ver? Como podia entender que um dia iria chegar à seleção e tornar-me uma referência? Agora saímos à rua e as pessoas param, os pais dizem: ‘a minha filha adora-te, ela quer ser igual a ti’. (…) Hoje temos as nossas próprias referências. Isso não teria acontecido se tivéssemos parado nos primeiros obstáculos. Em 2003, ninguém conhecia a Marta. Era o meu primeiro Mundial. 20 anos depois virámos uma referência para muitas mulheres no Mundo inteiro. Não só no futebol, no jornalismo também. Hoje vemos aqui muitas mulheres jornalistas que não víamos há alguns anos. Abrimos portas para a igualdade», disse a brasileira, de 37 anos, em lágrimas, para rematar com um sorriso:

«Espero que tenha respondido à sua pergunta, agora que me fez chora. Já tenho fama de chorona. Estava aqui a conter-me, mas não deu.»

Seis vezes eleita a melhor jogadora do Mundo, Marta retira-se como a maior goleadora da história em fases finais de Mundiais de futebol feminino.

A BOLA está no Tik Tok a acompanhar o Mundial Feminino-2023 - https://www.tiktok.com/@abola

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer