Mais ‘farpas’ de Pinto da Costa ao «País mais centralista da Europa»

FC Porto Mais ‘farpas’ de Pinto da Costa ao «País mais centralista da Europa»

NACIONAL17.06.202313:44

Antes da inauguração da Casa do FC Porto de Viseu, Pinto da Costa passou pelos Paços do Concelho onde aproveitou para, entre elogios à cidade, deixar mais críticas ao centralismo e defender a regionalização.

«Num país centralista - já não é tanto -, só 90 por cento dos dinheiros públicos é que ficam em Lisboa e já não está mau. No país mais centralista da Europa, Viseu é fundamental para esta descentralização. O ter cada vez mais habitantes é fundamental, não só para a descentralização, Viseu terá de ter e tem um papel fundamental no que está na constituição, que é a regionalização», atirou o presidente dos dragões, antes de recordar:

«O primeiro jogo de futebol que vi na vida foi do Académico de Viseu contra o Famalicão, numa liguilha de acesso à 1.ª Divisão. Tinha 8 anos. Não digo o resultado, mas o golo do Académico de Viseu foi marcado pela estrela da altura, o Zeca. As pessoas que agora dirigem o clube estão a lançar um projeto com pés e bases, espero que coincida com o regresso do Académico de Viseu à Liga. Estou certo de que acontecerá porque senti que todos os viseenses estão interessados nisso.»

Sobre a nova Casa do clube em Viseu, disse esperar que esta se mantenha «ao serviço dos jovens» para que se habituem a «confraternizar e aprendam os princípios salutares do desporto e da convivência».

«Tenho a certeza de que, daqui a um ano, estaremos a festejar uma casa do sucesso. É uma grande alegria cada vez que nasce mais um ramo da grande árvore que é o FC Porto. Esta cidade, que será fundamental para combater o centralismo, é muito importante que o FC Porto marque a sua presença e cumpra a sua missão e seja útil à comunidade e às crianças», rematou.