Luxemburgo a torcer por Portugal e a pressão de Espanha
Morata no ataque da seleção de Espanha, Foto Imago

Luxemburgo a torcer por Portugal e a pressão de Espanha

INTERNACIONAL08.09.202308:00

Se uma vitória na Eslováquia deixa Portugal com o apuramento praticamente garantido, a segunda vaga da qualificação direta vai querer uma luta intensa neste Grupo J.

A Eslováquia entrou bem e com os mesmo quatro jogos de Portugal tem apenas menos dois pontos, mas o Luxembrugo não anda longe (tem sete nos mesmos quatro encontros) e neste jogo em casa com a Islândia pode ficar em boa posição. Isto, claro está, se Portugal conseguir vencer.

Na caminhada até esta quinta jornada, o Luxemburgo perdeu duas vezes com Portugal (0-4 e 0-6), mas empatou na Eslováquia e derrotou o Liechenstein. Assim, e já com os jogos frente à equipa das quinas realizados, fica a determinação de ainda chegar ao segundo posto.

Já a Bósnia Herzegovina tem sido a grande desilusão pelo pouco futebol que tem jogado. Se na primeira jornada venceu a Islândia por 3-0, o que veio depois foi muito mau: derrota com a Eslováquia (0-2), com Portugal (0-3) e com o Luxemburgo (0-2).

Posto isto, o jogo com Liechenstein, que só tem derrotas, é a réstia de esperança na recuperação para os bósnios.

No Grupo A a Escócia surge como a grande surpresa, com um início avassalador e cem por cento vitorioso. Geórgia e Noruega seguem nas posições seguintes e a Espanha só aparece em quarto lugar. Está pressionada, tem de fazer caminhada de trás para a frente, mas é a equipa das que menos jogos realizou, apenas dois.

Os escoceses começaram por vencer o Chipre por 3-0. Nada de mais natural, a confirmação de um favoritismo anunciado. Mas o que se seguiu foi verdadeiramente assombroso: a jogar em casa, estádio cheio de adeptos loucos com o decorrer de um jogo intenso, que terminou com vitória por 2-0 e demonstração de que a qualificação é muito mais que uma miragem.

Neste segundo embate com o Chipre pode ser dado mais um passo importante para a Escócia, que mesmo na condição de visitante parte com estatuto de favorita. A sólida vantagem no comando do grupo é fator que reforça ainda mais a confiança. 

A Espanha entra em campo na Geórgia sabendo que qualquer resultado que não seja a vitória começa a ser fonte de pressão, mas com o conforto de no último encontro a vitória por 3-0 sobre a Nouega trazer um pouco de normalidade às contas para a qualificação.

Mas este é um jogo muito perigoso para Espanha, já que a Geórgia entra em campo na segunda posição, depois de já ter feito todos os resultados possíveis: empatou com a Noruega, venceu no Chipre e perdeu com a líder Escócia.

A Geórgia pode também aproveitar a instabilidade que vive o futebol espanhol, em polvorosa desde o beijo de Luis Rubiales a Jenni Hermoso, que fez cair o presidente da Real Federação Espanhola. Por muito que os jogadores digam que não querem que isso afete o grupo, o ambiente deixará sempre alguma perturbação.

A Croácia, semi-finalista do Mundial do Catar, perdendo apenas para a Argentina (0-3) é, nesta fase, o terceiro classificado do Grupo D. Uma má entrada no Euro-2024? Não, não será tanto assim, apesar de no primeiro jogo ter empatado em casa, com surpresa, frente a Gales. Seguiu-se uma vitória importante, na Turquia, por 2-0, e com ela o reforço do favoritismo a ser primeira do Grupo.

Ou seja, a Croácia tem apenas dois jogos, ainda não perdeu e pode aproveitar a receção à Letónia (última do Grupo com três derrotas) para se ir aproximando do lugar que todos vaticinam que vai conseguir: o primeiro.

A Turquia entra para esta jornada com estatuto de líder, mas com mais jogos que os adversários diretos. Tem quatro e soma 9 pontos, podendo por isso ser apanhada pelo adversário de hoje, a Arménia, que com menos um encontro disputado segue no segundo posto com 6 pontos.

A jogar em casa, a Turquia, que tem no benfiquista Kokçu uma das suas armas mais eficazes e no jovem lesionado Arda Guller, o tal que brilhou com Jorge Jesus e foi contratado pelo Real Madrid, a maior baixa.

Este é um jogo que pode ter grande peso na luta pelo segundo lugar e a qualificação direta.