Portugal pode resolver isto já!
Vitória na noite desta sexta-feira em Bratislava deixará a Seleção Nacional em posição privilegiada no comboio rumo ao Euro-2024. Mas… cuidado com a Eslováquia.
Há sempre alguém que nos diz: tem cuidado! É algo de português. É aquela coisa de confiar… desconfiando; é, em suma, alma e o sangue fadistas que sempre vislumbram uma desgraça, mesmo que o sol brilhe, a brisa sopre suave ou o azul do céu seja de um tom tranquilizante.
Portugal está onde nunca esteve. Ou melhor já alcançou o que nunca havia almejado. Quatro vitórias em quatro jogos (e 14 golos marcados contra nenhum sofrido!) numa qualificação para grande competição, neste caso o Euro-2024, em proeza jamais vista em toda a história da Seleção Nacional. E esta sexta-feira joga-se em Bratislava o quinto capítulo desta história, com todos os portugueses a esperarem que continue bonita.
Pela frente, porém, quando o relógio marcar 19.45 horas em Portugal Continental, estará aquele que teoricamente é o adversário mais complicado desta caminhada, a Eslováquia, que soma apenas menos dois pontos do que a equipa das quinas e que vê neste desafio oportunidade única de também gravar um episódio da sua história com letras de ouro, sabendo que vencendo comandará o grupo. Não admira, pois, que os cerca de 21 mil bilhetes postos à venda tenham voado em menos de uma hora, algo raramente visto naquele país.
E é neste plano que entram as cautelas, que irrompe a sensação de que Portugal pode ser confiante, mas sem excessos. Sabendo, também, que a conquista dos três pontos deixará a Seleção de Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e companhia em posição privilegiada no comboio para a fase final do Europeu, que no próximo ano será realizado na Alemanha.
Houve um contratempo, que obriga a deixar Rúben Neves de fora, sendo que deverá recuperar para o encontro de segunda-feira no Algarve com o Luxemburgo. Mas alternativas de qualidade (Palhinha, Otávio, Danilo…) não faltam ao selecionador Roberto Martínez, ele que está mais feliz do que nunca desde a chegada ao cargo em janeiro deste ano.
Os resultados ajudam, mas garante o técnico espanhol que é o ambiente de foco e muita paixão entre os eleitos que o deixa verdadeiramente contente e, apesar dos cuidados e avisos que o próprio lançou na conferência de antevisão realizada na véspera, confiante que Bratislava deixará memória positiva.
Anda o selecionador sorridente também porque tem à sua disposição um Cristiano Ronaldo que, aos 38 anos, continua a acumular proezas e números de fazer inveja a muitos jovens futebolistas. E que tem sido o mais decisivo de todos os escolhidos por Martínez nesta fase de qualificação.
Com efeito, o capitão, que avança para 201.ª internacionalização, marcou em todos os quatro jogos do apuramento, sobressaindo o golo apontado na Islândia, já ao cair do pano, e que garantiu vitória por 1-0 e conquista de mais três pontos. Resta saber quem na noite deste dia 8 de setembro, jogará a seu lado, sendo quase certo que o irreverente Rafael Leão será o escolhido.
Com Pepe ausente, resta ainda saber quem se junta a Rúben Dias e Danilo Pereira no trio defensivo, parecendo mais próximo de assumir esse papel Gonçalo Inácio, mas não descartando que avance para o onze António Silva. Martínez decide.
Do lado eslovaco, há que ter atenção ao avançado Róbert Bozeník, do Boavista e que, esta época, na Liga soma já três golos e uma assistência em quatro jogos, ele que, ao serviço da sua seleção, tem cinco remates certeiros em 31 internacionalizações.
Falando em jogos pela Seleção e voltando a Portugal, Rúben Dias poderá chegar aos 50 nesta dupla jornada, Danilo às 70 e Rafael Leão às 20.