Liga Revelação: Sporting vence Gil Vicente e terá 'final' pelo título
Rodrigo Marquês, do Sporting, movimenta-se com a bola em jogo pela Liga Revelação em futebol. Foto: Sporting CP.

Liga Revelação: Sporting vence Gil Vicente e terá 'final' pelo título

NACIONAL09.04.202419:26

Leões ultrapassaram gilistas com golos de Rodrigo Marquês e Tiago Parente e mantém a distância para o Estoril, com quem disputarão a próxima jornada, que pode ter contornos decisivos para a decisão da Liga Revelação

Com a luta pelo título da Liga Revelação restrita entre Sporting e Estoril e os dois conjuntos a disputar a 12.ª e antepenúltima jornada em simultâneo, os leões procuravam pelo menos manter intacta a diferença que o separam da liderança - três pontos - e foi bem-sucedido nesse propósito.

O Sporting recebeu, no Estádio Aurélio Pereira, um Gil Vicente apenas apostado em escapar aos últimos lugares e que apresentou um bloco baixo, dificultando a tarefa dos leões em criar situações que lhe permitissem abrir o marcador. Depois de não conseguir furar a barreira gilista nos primeiros vinte minutos, os verdes e brancos dispuseram de uma grande penalidade conquistada e convertida pelo seu principal marcador, Rodrigo Marquês, aos 23'.

O Gil Vicente reagiu aos 35', num remate de Gonçalo Maia que sofreu um desvio e quase valeu a igualdade, que haveria de confirmar-se aos 40' e pelo mesmo jogador num remate em zona frontal após bom trabalho de Peixinho.

A partida seguiu, por isso, igualada para intervalo e pouco após o reatamento Ewandro Santos quase devolveu a vantagem aos leões com um requintado toque de calcanhar que acabou por embater no poste aos 50' que refletiu uma entrada forte do Sporting no segundo tempo para se recolocar na frente do resultado através de um cruzamento rasteiro de Leonardo Barroso para o desvio do lateral do lado contrário, Tiago Parente, na pequena área aos 57'.

O jogo perdeu fluidez e os verdes e brancos controlaram com tranquilidade, carimbando em definitivo o triunfo aos 77', através de elevação de Henrique Arreiol na área para corresponder a canto batido por Rafael Besugo.

O Sporting cumpriu, por isso, a sua parte, tornando a próxima jornada, agendada para dentro de uma semana, dia 16, pelas 19 horas, num possível jogo de atribuição de título, visto que colocará os leões em confronto direto pela liderança com o Estoril. Caso os canarinhos vençam a partida, conquistarão o troféu, recuperando o título que lhes escapou o ano passado, para o Estrela da Amadora.