Liga dos Campeões: Arsenal e PSV apurados para os oitavos de final
Ingleses e neerlandeses venceram os seus jogos e seguem em frente na 'prova milionária'. Real Madrid também ganha e garante 1.º lugar
Na sua época de regresso à Liga dos Campeões, o Arsenal garantiu o 1.º lugar no Grupo B ao golear o Lens por 6-0 - marcaram Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Martin Odegaard, Bukayo Saka, Kai Havertz e Jorginho.
Deste modo, o Lens está eliminado da Liga dos Campeões, também devido à vitória do PSV no terreno do Sevilha. Franceses e espanhóis enfrentam-se na última jornada para decidirem quem segue para a Liga Europa.
O RB Salzburgo empatou no terreno da Real Sociedad e, assim, o Benfica ainda pode terminar a fase de grupos no 3.º lugar – terá que vencer no terreno dos austríacos por mais de dois golos de diferença.
Real Sociedad e Inter continuam no topo do grupo D com os mesmos pontos e vão decidir quem fica em 1.º na última jornada, em Milão.
O Real Madrid deu seguimento à sua campanha perfeita na Liga dos Campeões (cinco vitórias em cinco jogos), ganhando por 4-2 ao Nápoles e garantindo assim o 1.º lugar do grupo C. Os blancos marcaram através de Bellingham, Rodrygo, o jovem Nico Paz e Joselu. Os golos do Nápoles foram apontados por Simeone e Anguissa.
Esta derrota dos italianos ainda dá esperanças ao SC Braga de chegar ao 2.º lugar – para isso, os minhotos terão que ganhar por dois ou mais golos no Estádio Diego Armando Maradona na útlima jornada.
O Bayern de Munique não foi além de um empate a zero na receção ao Copenhaga. Os bávaros já sabiam que iam terminar a fase de grupos no 1.º lugar.
Os dinamarqueses estão no 2.º lugar do grupo A com 5 pontos, os mesmos que o Galatasaray e mais um do que o Man. United, que tem de ganhar ao Bayern e esperar um empate no outro jogo para passar aos oitavos de final.
As equipas já apuradas para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões são: Atlético de Madrid, Barcelona, Bayern, Borussia Dortmund, Inter, Lazio, Leipzig, Man City, Real Madrid e Real Sociedad.
Recorde as incidências das partidas da 20.00 horas (que não envolveram equipas portuguesas):
Finalmente marca Joselu
90+4' - Após várias tentativas, o avançado espanhol marca após um excelente passe de Bellingham.
Nico Paz repõe vantagem dos blancos!
84' - O argentino de 19 anos rematou com força de fora da área e beneficiou de uma má abordagem de Meret ao lance para fazer o 3-2 para o Real Madrid.
82' - Agora é a vez do Real Madrid pressionar o Nápoles.
77' - Rudiguer cabeceia para grande defesa de Meret.
69' - O Nápoles está melhor nesta fase do jogo, conseguindo trocar a bola e furar as linhas defensivas dos merengues. Osimhen até introduziu a bola na baliza, mas estava em posição irregular.
63' - O que falha Joselu! Excelente passe de Mendy da esquerda, a bola vai ter até Joselu que tem a baliza à sua disposição, mas não consegue armar bem o remate e a bola sai por cima.
Anguissa empata à lei da bomba
47' - O médio apareceu desmarcado na grande área, fez um cruzamento que Ceballos cortou, mas a bola voltou para Anguissa que desferiu um remate potente para fazer o empate.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Real Madrid 2-1 Nápoles
Após ser surpreendido pelo Nápoles, o Real Madrid deu a volta ao marcador com relativa facilidade.
43' - Bellingham cai no chão com queixas no tornozelo. Joselu já saiu do banco e está a aquecer.
- Nas bancadas do Santiago Bernabéu canta-se a famosa música dos Beatles, Hey Jude.
Bellingham confirma a reviravolta no marcador!
22' - Apenas 15 minutos depois do Nápoles marcar primeiro, o Real Madrid já deu a volta ao marcador graças a um cabeceamento certeiro do inevitável Jude Bellingham - são 15 golos na temporada.
Rodrygo empata para o Real Madrid!
11' - Durou pouco a vantagem do Nápoles - Rodrygo ganhou espaço à entrada da área e rematou colocado sem dar hipóteses a Meret. É o 8.º golo do jovem na temporada.
O Nápoles adianta-se no marcador!
9' - Giovanni Simeone marca após uma boa combinação entre Kvaratskhelia e Di Lorenzo.
5' - Primeiros minutos equilibrados, ainda que com um ligeiro ascendente do Nápoles.
Começa a partida!
- Dani Ceballos será titular no Real Madrid pela primeira vez esta época. O espanhol ainda só jogou por 94 minutos esta temporada.
Já há onzes inicias:
- Após 10 anos, Walter Mazzarri voltou ao comando do Nápoles e depois da vitória sobre a Atalanta para a Serie A, faz hoje o seu primeiro jogo na Liga dos Campeões desde 2011, quando orientava precisamente os napolitanos.
90+2' - Que defesa de Schlager! Kubo bateu um livre direto com força e a bola ia bem colocada, mas Schlager impediu o golo da Real Sociedad com uma grande intervenção.
60' - O jogo está mais equilibrado do que na 1.ª parte, ainda que a Real Sociedad tenha um maior controlo da bola.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Real Sociedad 0-0 RB Salzburgo
A equipa espanhola está a ser muito mais rematadora, mas teima em não acertar com a baliza. Com a (provável) derrota do Inter com o Benfica, A Real Sociedad pode-se isolar no 1.º lugar do grupo.
15' - Nene acerta no poste da baliza basca. É a melhor oportunidade dos austríacos até ao momento.
10' - Com os golos do Benfica frente ao Inter, as águias aproximam-se do Salzburgo, enquanto que a Real Sociedad está, de momento, isolada no 1.º lugar.
7' - A Real Sociedad está a pressionar o adversário, querendo mandar no jogo.
1' - A Real Sociedad não perde tempo e já ameaçou o golo.
Começa a partida!
Estando já apurada para os oitavos de final da competição, a Real Sociedad está a rodar um pouco a sua equipa, estando no banco habituais titulares como Takefusa Kubo, Mikel Merino e Ander Barrenetxea.
Os onzes inicias:
58' - O Bayern não incomoda em demasia o Copenhaga, que não concede espaços na sua defesa.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Bayern 0-0 Copenhaga
Jogo com pouca ação, estando as duas equipas confortáveis com o resultado. O Bayern já não tem nada por que lutar e o Copenhaga está satisfeito com um empate em Munique.
27' - Depois de ter marcado ao Man. United, Bardghji quase marcava ao Bayern, mas o avançado de 18 anos rematou ao lado após um passe de Viktor Claesson.
14' - O Bayern vai controlando a partida, tendo o jovem Mathys Tel já desperdiçado duas boas oportunidades de golo.
Começa a partida!
- Raphael Guerreiro será titular pela primeira vez no Bayern de Munique. O português tem sido prejudicado por lesões e ainda só fez 3 jogos pelos bávaros desde que chegou no último verão.
Os onzes inciais:
60' - O Lens não desiste de atacar e após Elye Wahi fazer um túnel a um adversário, até os adeptos do Arsenal aplaudiram esse gesto.
Começa a 2.ª parte!
Intervalo: Arsenal 5-0 Lens
O resultado espelha bem aquilo que está a ser o jogo. Domínio absoluto do Arsenal, que marcou 5 golos com 5 jogadores diferentes.
Arsenal chega ao quinto.
45+2' - Martin Odegard também coloca o seu nome na lista de marcadores - é o 4.º golo da época do capitão do Arsenal.
E vão quatro!
27' - Gabriel Martinelli junta-se à lista de marcadores do Arsenal, que já decidiu o jogo.
Arsenal faz dois em três minutos
23' - Primeiro Gabriel Jesus e depois Bukayo Saka aumentam a vantagem do Arsenal, que já vence por 3-0.
Havertz marca para o Arsenal!
13' - O Arsenal inaugura o marcador, com Havertz a apontar o seu terceiro golo pelos gunners em 21 jogos.