Liga 3: Sporting B derrota Pêro Pinheiro, mas acaba fora da luta pela subida
Rafael Nel reage em jogo ao serviço do Sporting B pela Liga 3 em futebol. Foto: Sporting Clube de Portugal.

Liga 3: Sporting B derrota Pêro Pinheiro, mas acaba fora da luta pela subida

NACIONAL27.01.202417:23

Verdes e brancos cumpriram a sua missão, vencendo por 2-0; golo do Atlético, nos minutos finais, afastou os leões da fase de subida à Liga 2

Uma tarde louca e agridoce para o Sporting B, que entrava para a última jornada da Série B da Liga 3 fora dos lugares de acesso à fase de subida e sabendo, por isso, que não dependia apenas de si para alcançar o objetivo de qualificar-se, como desejavam. Nesse sentido, entrou em campo na receção ao Pêro Pinheiro em 5.º lugar e no decorrer da partida intercalou entre lugares dentro e fora do apuramento, acabando mesmo afastado da luta pela promoção à Liga 2.

No aspeto que os verdes e brancos conseguiam controlar, a partida que disputavam, estes cumpriram a sua missão perante o penúltimo classificado, vencendo num encontro em que entraram dominantes e forçaram pontapés de canto e situações de remate, quase todas elas travadas pelo guardião Francisco Enes, em bom plano num conjunto visitante mais expectante e remetido ao seu setor defensivo.

Essa situação acentuou-se ainda mais no decorrer do primeiro tempo em função de uma expulsão no Pêro Pinheiro, à passagem do primeiro quarto de hora. O conjunto visitante ficou em inferioridade numérica a partir dos 15 minutos, quando Diomande, curiosamente homónimo e também compatriota do central sportinguista que se encontra ausente, a disputar a Taça das Nações Africanas, recebeu ordem de expulsão.

Este revés complicou ainda mais a tarefa para o emblema dos arredores de Sintra, que foi resistindo enquanto o Sporting B não finalizava com precisão, nomeadamente num cabeceamento de Rafael Nel que passou pouco por cima, aos 21 minutos. O atacante não marcou na primeira situação de grande perigo de que dispôs, mas foi bem mais certeiro aos 34’, onde apareceu na pequena área a desviar cruzamento muito bem colocado de Mamede, de pé esquerdo.

Os verdes e brancos saíam para intervalo com a vantagem mínima, o que ainda fazia o Pêro Pinheiro acalentar algumas esperanças apesar de jogar com uma unidade a menos e, com efeito, o conjunto visitante protagonizou um bom momento na partida e quase igualou o resultado por duas ocasiões, aos 55 e 60 minutos, através de intervenções dos dois centrais, João Hilário e Bernardo Antunes, respetivamente, a desviar a partir de muito boa posição para finalizar. 

Face à ineficácia do adversário, o Sporting B voltou à carga e apenas não aumentou a diferença em função de pontaria…a mais de Marco Cruz, que atirou aos dois postes, visando primeiro o poste direito num cabeceamento aos 67 minutos, e depois num remate exterior que embateu no poste esquerdo aos 86. O leão mostrava-se mais forte na partida e no resultado, chegando mesmo ao 2-0 aos 88 minutos, por Alexandre Brito.