10 abril 2024, 21:54
Oficial: Sérgio Gaminha no Tondela
Clube da Liga 2 apresentou o sucessor de Tozé Marreco no comando técnico; contrato válido até final da presente época
Golo solitário de Hélder Suker dá mais conforto na luta pela permanência; Guarda-redes Manuel Baldé foi vital para travar a reação beirã na etapa complementar
A estreia de Sérgio Gaminha no comando técnico do Tondela não podia ter corrido de pior forma. A jogar em casa, os beirões foram derrotados, por 0-1, ante o Penafiel, que somou três importantes rumo à permanência.
10 abril 2024, 21:54
Clube da Liga 2 apresentou o sucessor de Tozé Marreco no comando técnico; contrato válido até final da presente época
No primeiro minuto de jogo, a equipa visitante dispôs de uma grande oportunidade, com Robinho a rematar ao lado, na sequência de uma reposição lateral efetuada por Reko. Os beirões reagiram e também podiam ter inaugurado o marcador, num remate de trivela de Rui Gomes para defesa atenta de Manuel Baldé.
Depois do primeiro quarto de hora, os penafidelenses assumiram em definitivo as despesas do jogo e chegaram ao golo aos 29 minutos, com muita sorte à mistura. No corredor esquerdo, João Silva cruzou para as mãos de Léo Navacchio que não conseguiu agarrar a bola. No desespero, Gustavo França chutou o esférico contra as pernas de Hélder Suker. Aí, a bola encaminhou-se para o fundo das redes. Apesar do golo caricato, o Penafiel fez por merecer a vantagem ao intervalo.
Na etapa complementar, os locais foram à procura do empate, que foi negado por Manuel Baldé. Aos 69 minutos, o guardião guineense, de 21 anos, voou para a direita para travar um disparo potente de Costinha. A forte pressão dos beirões podia ter surtido efeito já perto do fim. De livre direto, Daniel dos Anjos atirou forte e colocado para uma defesa espetacular de Manuel Baldé, que desviou a bola com a pontinha dos dedos para a barra.
Esta foi apenas a segunda derrota do Tondela nos últimos 15 jogos para a Liga 2. Os beirões estão no 5.º lugar, com 45 pontos. Já o Penafiel, 13.º classficado, com 34 pontos, somou a segunda vitória consecutiva e alargou para 11 pontos a diferença para com o Belenenses, que está em lugar de despromoção direta. Os penafieldenses têm ainda nove pontos de vantagem para os lugares de play-off de permanência.