Koindredi tem os dias contados até ao Sporting
Chega domingo a Alvalade depois de jogar a final da Taça da Liga; Estoril empresta e em junho assina em definitivo por cinco anos; custa cerca de 4 milhões de euros
O dossiê Koindredi tem os dias contados: o médio que o Valência tem emprestado ao Estoril ainda joga este sábado a final da Taça da Liga e no domingo assina pelo Sporting. O contrato será válido por cinco épocas e os leões pagam cerca de 4 milhões de euros ao Estoril, que entretanto aciona a cláusula de compra de 3 milhões junto do clube espanhol e cede o jogador aos leões até final da época, altura em que será acionado a compra definitiva por parte do emblema de Alvalade.
A vitória do Estoril frente ao Benfica — 5-4 nos penáltis, depois de 1-1 nos 90’ — na meia-final da Taça da Liga adiou a assinatura de contrato por parte do médio francês de 22 anos. O clube da Linha ainda conta com ele para tentar ganhar troféu inédito e que seria o mais importante na sua história e só depois o liberta para os verdes e brancos, após acionar a cláusula de compra — o Valência aguarda a conclusão da operação para contratar nesta janela de inverno do mercado de transferências, o proprietário do clube, Peter Lim, espera pela venda de Koindredi para avançar para Peter González, avançado do Real Madrid, por empréstimo.
Koindredi será então o segundo reforço de inverno do Sporting, depois do central brasileiro Rafael Pontelo, que chegou a Alvalade oriundo do Leixões por 750 mil euros. O médio francês significará um investimento maior, de 4 milhões de euros, por 90 por cento do passe — a realizar apenas no final da época, devido a questões legais. Assina contrato válido até junho de 2029 e a cláusula de rescisão deverá ser fixada nos 60 milhões, valor que tem servido de referência para médios e avançados, ainda que alguns cheguem aos 80 e até aos 100 milhões, patamar máximo onde está Gyokeres.
Formado no Lens, Koba mudou-se para o Valência ainda júnior, tendo-se estreado pela equipa principal em 2020/2021 — seis jogos, um golo e um a assistência nessa temporada. Foi depois cedido ao Oviedo em 2022/2023 e esta época aos canarinhos.
Koba tem 1,84 metros, pesa 80 quilos e ocupa posição central no meio-campo. Chega para alargar o leque de médios do plantel às ordens de Amorim, que nesta altura não conta com Morita, japonês que está na Taça Asiática ao serviço da seleção. Hjulmand e Daniel Bragança completam o setor, que deve ver partir Dário Essugo, por empréstimo, para o Chaves.