Juskowiak faz raio-x de Kovacevic
Vladan Kovacevic está a caminho de Alvalade (Konrad Swierad/IMAGO)
Foto: IMAGO

Juskowiak faz raio-x de Kovacevic

NACIONAL01.06.202408:15

Antigo avançado leonino, agora ‘scout’, faz o raio-x do próximo guarda-redes do Sporting, considerando-o dos melhores a jogar na Polónia: «É um jogador com frieza, às vezes até arrogante»

— Em outubro, após o sorteio da Liga Europa, antes do jogo Raków-Sporting, destacou Kovacevic na equipa polaca. Mantém a opinião?

— Sim, especialmente pela época passada. Este ano foi um bocadinho diferente, o Rákow passou a jogar de outra maneira, mudaram o treinador e a equipa não defendia tão bem e ele tinha mais para fazer, mas nos jogos difíceis era sempre dos melhores. E também nos jogos em que as coisas não corriam bem, defendia quase tudo. Por isso, ele é um dos melhores e peça fundamental da equipa. Quando esteve lesionado, o guarda-redes  que o substituiu, Kuciak, não correspondeu.

— Quais são as principais características do futuro guarda-redes do Sporting?

— O Kovacevic joga muito bem com os pés, é muito calmo em situações de um contra um, sai-se bem nos cruzamentos e transmite muita confiança. É um jogador com frieza, às vezes até parece arrogante, porque tem uma cara... como dizer... de poucos amigos [risos], do género: ‘rematem à vontade, mas não têm chance de marcar’. Ele também tem voz de líder, quero com isto dizer que é um guarda-redes que ordena o posicionamento dos centrais ou alas, os jogadores que tem pela frente. É muito focado no que faz na baliza e na sua área. Embora  nos últimos anos os guarda-redes do Sporting não precisam de fazer isso, as defesas estão muito bem organizadas.

Nos jogos desta época em que as coisas não corriam bem defendia quase tudo! É calmo em situações de um contra um e tem voz de líder

Juskowiak, antigo avançado do Sporting, é, atualmente, 'scout' do Lech Poznan (André Alves)

— Fala-se que é muito forte nos penáltis. Sofreu dois de Pedro Gonçalves, em Alvalade...

— É verdade. Defender penáltis é sempre difícil para os guarda-redes, mas quando se vê o Kovacevic percebe-se que sabe o que faz. Fica calmo, adivinha o lado antes do jogador marcar, vai para o lado onde tem mais chances de defender, além de que tem poder de reação rápida.

— Está habituado a jogar em 3x4x3. Terá fácil adaptação?

— Sim, com o sistema de três centrais, quando se está acostumado, é mais fácil para o guarda-redes entrar. Mas, em Portugal, joga-se um futebol mais rápido e a ele tem de reagir mais rápido, por vezes ele espera muito pelo remate, de modo que o adversário falhe, mas isso é na Polónia, não em Portugal, contra equipa grandes muitos menos [ risos]. Mas isso é algo que terá oportunidade de aprender nos treinos para estar mais preparado nos jogos.

Kovacevic em Alvalade (Maciej Rogowski/IMAGO)

— A possibilidade de jogar na Liga dos Campeões é um aliciante?

— Penso que sim. No ano passado o Raków falhou o apuramento, quando ganhou o campeonato. É um grande sonho dos jogadores aqui na Polónia. Será um desafio muito interessante para ele.

— O que diz do leão campeão?

— O Sporting mereceu ganhar. Jogou sempre com muita vontade,  alguns jogos ganhos nos últimos minutos, mostraram muita qualidade.  Claro que tinha uma equipa bem construída, com jogadores que superaram expectativas e Gyokeres, um avançado que marcou golos, trabalhou bem  e esteve em boa forma, o gajo rebentou a Liga [risos].

0