José Mota: «Com 0-0 as melhores oportunidades foram nossas»
José Mota no jogo frente ao FC Porto. Foto: GRAFISLAB

José Mota: «Com 0-0 as melhores oportunidades foram nossas»

NACIONAL28.01.202420:42

Treinador do Farense mostrou-se conformado com a derrota, elogiou os seus jogadores e deu os parabéns ao FC Porto

O FC Porto derrotou o Farense por 3-1, no Algarve, em jogo da 19.ª jornada da Liga. Após o apito final, na zona de entrevistas rápidas da Sport TV, José Mota considerou que a sua equipa teve boas ocasiões para se adiantar no marcador, mas parabenizou o FC Porto pela exibição e resultado.

Questionado se o Farense conseguiu dividir o jogo, José Mota foi contundente: «Eu penso que sim, sabíamos que íamos encontrar um FC Porto no melhor momento da época, e demonstrou aqui esse bom momento. Jogadores com muita confiança, muito atrevidos. Uma equipa que realmente respira muita certeza, e, portanto, quando assim é, temos de dar os parabéns ao adversário pela vitória. Mas nós prometemos e fizemos, tentámos dividir o jogo, sabíamos que o FC Porto ia assumir mais e ter mais controlo da bola, a nossa estratégia assentava em sair na transição e tentar ganhar segundas bolas e obrigar o FC Porto a recuar. Tivemos esses momentos, nomeadamente na primeira parte, recordo-me das duas melhores oportunidades golo que tivemos, estava ainda 0-0, com um grande remate de Baldé ao poste e o penálti falhado. As duas grandes chances de golo na primeira parte pertenceram ao Farense.»

O técnico dos algarvios prosseguiu a sua explicação em relação à disputa do encontro, dando os parabéns ao FC Porto pela vitória: «Tivemos o jogo dividido, tivemos ousadia, mas o FC Porto conseguiu – nomeadamente quando tínhamos a bola com um livre a nosso favor, houve precipitação da nossa parte – recuperar a bola e conseguir o primeiro golo. Em vantagem sabem controlar o jogo, têm uma forma de estar que às vezes parece que o jogo está tranquilo e depois aceleram com o virtuosismo que os jogadores têm. É verdade que se percebia que com 2-0 o FC Porto ia tentar gerir na segunda parte esse resultado, da nossa parte tínhamos de fazer tudo para inverter esse resultado. Sabíamos que se conseguíssemos um golo podíamos entrar no jogo, isso foi conseguido e, com as substituições, tentámos dar mais frescura, velocidade, mas o FC Porto controlou o jogo. Venceu por 3-1, marcou 3 golos, portanto parabéns.»

José Mota lamentou considerou que a crónica do jogo poderia ter sido muito diferente se o remate de Baldé ou o penálti de Mattheus Oliveira tivessem entrado, mas mostrou-se orgulhoso dos seus jogadores: «Não sabemos se, em desvantagem, o FC Porto teria tantos espaços. Em vantagem, a nossa equipa coletivamente é sempre muito forte. Percebemos e sabíamos o que tínhamos de fazer. Agora, a partir do momento que o FC Porto faz o primeiro e o segundo golo tivemos as dificuldades inerentes de jogar contra uma equipa grande, equipa que cria vários desequilíbrios ofensivos, é muito rápida. Tentámos subir as linhas, mas tivemos dificuldades pela velocidade dos jogadores do FC Porto. É claro que ficamos tristes quando perdemos, mas acho que os jogadores trabalharam muito e muito bem em várias fases, quero dar os parabéns pela atitude, pelo desempenho que tiveram e por nunca terem desistido.» 

Dragões vencem e colocam pressão nos rivais lisboetas

28 janeiro 2024, 20:20

Dragões vencem e colocam pressão nos rivais lisboetas

Depois de Mattheus Oliveira ter desperdiçado uma grande penalidade, Evanilson abriu o marcador aos 35 minutos e Alan Varela aumentou o avanço portista para 2-0, aos 41. Bruno Duarte, de grande penalidade, reduziu para o Farense aos 59 minutos. Evanilson bisou aos 76' e colocou o resultado em 3-1 para o FC Porto

O Farense marcou contra Benfica, Sporting, FC Porto e SC Braga. Para José Mota, este facto mostra que a equipa de Faro é «uma equipa que não sabe só defender, sabe atacar, espera pelos momentos certos para tentar criar desequilíbrios no adversário». O treinador dos algarvios reiterou a veia ofensiva da sua equipa: «Temos tido vários remates, em todos os jogos tivemos ocasiões de golo contra os grandes. Temos ousadia e quando assim é, gosto do desempenho dos meus jogadores. Queríamos dividir o jogo muitas vezes hoje e acho que conseguimos, com 0-0 no marcador as melhores oportunidades foram nossas.»