3 abril 2024, 12:28
António Salvador: «Artur Jorge colocou em causa o projeto»
Presidente do SC Braga em tom crítico para com o ex-treinador dos minhotos
Joel Pinho, diretor geral do Arouca, condenou atitudes do treinador Daniel Sousa e do SC Braga
Confirmada a saída de Artur Jorge para o Botafogo e a contratação de Daniel Sousa por parte do SC Braga para 2024/25, numa decisão hoje anunciada por António Salvador, Joel Pinho, diretor geral do Arouca, teceu duras críticas ao comportamento dos minhotos na semana que antecede o jogo entre as duas equipas, para a Liga Portugal.
«É verdade que o SC Braga entrou numa base negocial com o Arouca no final da última semana e no final da semana. O Arouca definiu as suas condições e sempre salientou que essas condições só teriam validade até domingo à noite, uma vez que nós temos plena consciência que na segunda-feira se iniciava o microciclo de trabalhos que antecede o jogo de sábado, e não consideramos eticamente correto fazer qualquer tipo de negociação com uma equipa com a qual vamos jogar na semana seguinte», começou por dizer.
3 abril 2024, 12:28
Presidente do SC Braga em tom crítico para com o ex-treinador dos minhotos
«Foi então comunicado ao SC Braga que as nossas condições eram aquelas, até domingo à noite. Nem que nos dias seguintes nos propusessem as condições, as quais nós dissemos que aceitávamos, não iríamos aceitar nem entrar em qualquer negociação porque eticamente não é correto estarmos a fazer esse tipo de negócios numa semana em que vamos jogar com o SC Braga», acrescentou, deixando severas críticas à forma como Daniel Sousa e os arsenalistas geriram o processo.
«Foi com bastante estranheza e desilusão que hoje soubemos que o Daniel Sousa tinha reunido ontem com o SC Braga e com o seu presidente e tinha assinado um acordo para as próximas duas épocas. Daniel Sousa é um treinador livre de assinar com que quiser, pois é verdade que acaba o contrato com o Arouca no final da época, mas se formos analisar do ponto de vista da ética, não é o timing correto, eticamente não foi correto, e é uma atitude inaceitável de ambas as partes, tanto da parte do SC Braga como do treinador.»
«Vamos ver bem as coisas. Uma das imposições do presidente [António] Salvador no interesse pelo treinador foi que o Daniel Sousa tinha de assinar contrato ontem [terça-feira] porque na próxima semana já não teria interesse o treinador. Isto leva-nos a levantar uma série de questões e a pensar o porquê. É uma atitude para nos tentar desestabilizar, mas nós estamos plenamente confiantes nos nossos jogadores e sabemos que vamos fazer um excelente resultado a Braga. Não nos identificamos com essas atitudes, no Arouca temos uma forma completamente diferente de estar no futebol. As pessoas do clube e o seu presidente defendem os interesse do Arouca, mas nós nunca seríamos capazes de ter uma atitude como a que tiveram o Braga e o treinador, porque não há dinheiro que pague a nossa dignidade e a nossa seriedade de estar na vida. No Arouca defendemos a ética, a clareza e a verdade desportiva.»
Por fim, Joel Pinho revelou que Daniel Sousa nunca deixou os 'lobos' ao corrente do que se passava. «Daniel Sousa nunca nos comunicou que estava em contactos com o SC Braga nem que ia assinar. Aquilo de que eu tinha conhecimento é de que estava em curso uma negociação durante o fim de semana, mas também lhe foi comunicado no domingo que essas negociações tinham terminado, uma vez que tínhamos um jogo importante esta semana. Já falámos com o treinador e mostrámos-lhe o nosso desagrado para com um comportamento não se coaduna com os princípios do Arouca. O treinador tem contrato e vai continuar a fazer o seu trabalho. Foi-lhe explicado bem a nossa posição e a posição que ele deve ter enquanto profissional», atirou, mostrando-se, apesar de todo este imbróglio, confiante num futuro sorridente para os lados da Serra da Freita.