Inglaterra muda cor dos calções para azul, precavendo a menstruação

Futebol Feminino Inglaterra muda cor dos calções para azul, precavendo a menstruação

FUTEBOL FEMININO03.04.202320:08

A seleção feminina de Inglaterra, campeã da Europa em 2022 - 2-1 à Alemanha, na final, em Wembley – irá mudar a cor tradicional dos calções, o branco, para azul, por motivos de precaução para com o facto de muitas jogadoras competirem durante a menstruação e sinais visíveis deste poderem ser mais visíveis com a alvura tradicional do branco dos equipamentos da seleção dos ‘três leões’.

A federação inglesa (Football Association, FA) optou por mudar a cor dos calções que doravante serão azuis, cor mais pesada e que ocultará melhor algum sinal de menstruação indesejado a espectadores mais curiosos. Com calções azul escuro, algum eventual corrimento será ocultado… e não visível a todos, precavendo natural embaraço e constrangimento.

«Queremos que as nossas jogadoras sintam o nosso nosso apoio, e pedimos aos organizadores de provas internacionais que também tenham este detalhe em consideração e sejam mais flexíveis nas combinações de cores que autorizam nos equipamentos», lê-se na nota divulgada esta segunda-feira pela FA, em comunicado.

A preocupação e incómodo que as futebolistas deram conta, no Euro-2022, em jogarem com o período, levou a FA a agir. Assim, o tradicional equipamento das ‘Lionesses’ vai passar de totalmente branco para, como a seleção masculina, camisola e meias brancas… mas com calções azuis. A estreia será já na sexta-feira, dia 7 do corrente mês.

O novo equipamento vai ser usado já na sexta-feira na ‘Finalíssima’: em Wembley (Londres), a Inglaterra, campeã da Europa, defrontará o congénere ‘canarinha’, o Brasil, campeã da América do Sul.

Embora possa parecer, a decisão não é inédita: só na Premier League feminina, e na presente temporada (2022/23), já Man. City, West Bromwich Albion e Swansea haviam mudado, também com o mesmo propósito, as cores dos calções das suas equipas femininas.