Hungria falha xeque-mate, mas agenda festa para novembro
Dominik Szoboszlai em ação pela Hungria (Foto: TOMS KALNINS/EPA)

Hungria falha xeque-mate, mas agenda festa para novembro

INTERNACIONAL17.10.202321:47

Sérvia vence Montenegro por 3-1 e também está perto do apuramento

À Hungria bastava vencer em Kaunas a Lituânia para fechar as contas do Grupo G da fase de qualificação para o Euro-2024 e teve de escalar uma montanha para conseguir pelo menos um empate, que a coloca, não obstante, muito perto da festa.

O conjunto treinado por Edgaras Jankauskas, antigo jogador de Benfica, FC Porto e Belenenses, chegou aos golos ainda na primeira parte por intermédio de Fedor Cernych, a passe de Edvinas Girdvainis, e Pijus Sirvys, após assistência de Gvidas Gineitis, respetivamente aos 20 e 36 minutos.

Dominik Szoboszlai reduziu, de penálti, aos 67 minutos, e os magiares procuraram chegar ainda a um resultado positivo até final. O empate acabaria mesmo por chegar, por Barnabas Varga, servido pelo médio do Liverpool, aos 82 minutos.

A Hungria fica a depender de um empate numa das últimas duas partidas - que pode chegar já em novembro na receção à Bulgária -, enquanto a Lituânia está afastada da fase final.

No outro jogo do grupo, a Sérvia deu também um passo quase decisivo rumo ao apuramento, depois de vencer Montenegro por 3-1. Aleksandar Mitrovic, aos 9 e 73 minutos, bisou, e aos 77, Dusan Tadic, que já tinha assistido para o 2-1, inverteu papéis com Mitrovic, e fez o terceiro golo. 

Aos 36, o veterano Stevan Jovetic, a passe de Adam Marusic, tinha assinado o tento de honra de Montenegro.