Guardiola: «Ortega salvou-nos, senão o Arsenal seria campeão»
Guardiola (Imago)

Guardiola: «Ortega salvou-nos, senão o Arsenal seria campeão»

INTERNACIONAL15.05.202408:31

Treinador do Manchester City fala dos momentos decisivos do jogo com o Tottenham

Manchester City caminha a passos largos para ser campeão inglês. Com um bis de Haaland, os citizens bateram o Tottenham por 2-0 e, a uma jornada do fim, assumiram o primeiro lugar da Premier League.

No final, Pep Guardiola não escondeu tratar-se de uma caminhada difícil: «Claro que estamos felizes e aliviados, porque queríamos chegar ao último jogo nesta situação, mas sabemos que temos um trabalho para fazer e que os adeptos nos vão apoiar. Tudo pode acontecer e para vencerem[o torneio de] Wimbledon, os tenistas dizem que o último serviço é o mais difícil de todos. Temos de nos preparar bem, estar focados e voltar a tentar ser campeões.»

Em relação aos lesionados, «De Bruyne tinha uma dor no tornozelo e não conseguia correr», já «Ederson não tem contusão, teve um problema no olho», adicionou, deixando elogios a Ortega: «É um guarda-redes de classe mundial. É excecional. » Aquela defesa definiu-nos como equipa. O Stefan fez uma defesa incrível. Ele tem este talento, no um contra um é um dos melhores guarda-redes que já vi em toda a minha vida. Ele tem a cultura alemã, levanta-se, não vai abaixo. O Ederson teve quatro lesões [esta época] e ele é muito fiável, um guarda-redes incrível. O nosso treinador de guarda-redes tomou uma decisão incrível ao contratá-lo. O Ortega salvou-nos, senão o Arsenal seria campeão, essa é a realidade. As margens são muito apertadas», disse, revelando até um trauma: «Sabem quantas vezes o Son nos castigou nos últimos sete, oito anos? Quantos golos [nos] marcaram com o Harry Kane? Oh meu Deus.»

Guardiola e Ortega (Imago)

E foi naquela defesa que pode ter dado o título que o treinador teve uma reação que já corre mundo. Na defesa perante o sul-coreano Son, Guardiola levou as mãos à cabeça, colocou-se de cócoras e acabou por cair para trás.

O treinador espanhol deixou elogios a Ange Postecoglou, técnico adversário: «Se continuarem com o treinador, vão ser inacreditáveis no futuro.»

Pela primeira vez, o City venceu na nova casa do Tottenham. A vitória surgiu no mais importante de todos os jogos já aqui disputados entre estas equipas. E são cinco títulos conquistados em seis épocas e, agora, parece estar a chegar o sexto. Pela primeira vez, parece que vamos ter tetracampeão em Inglaterra sob a batuta de Guardiola.