Governo francês proíbe deslocações de adeptos a jogos fora e é contestado
Adeptos no Nantes (Imago)

Governo francês proíbe deslocações de adeptos a jogos fora e é contestado

INTERNACIONAL08.12.202312:30

Ministério do Interior age contra violência dos estádios

O governo francês decidiu tentar travar a onda de violência nos estádios e decidiu, há dias, proibir deslocações de adeptos aos jogos considerados de risco até 18 de dezembro.

Esta sexta-feira, confirmou a proibição para este fim de semana de adeptos de oito clubes para os jogos fora na Ligue 1 e na Taça da França, após incidentes registados nos últimos meses, sendo o último deles a morte de um adeptos do Nantes antes do jogo com o Nice.

O Ministério do Interior proibiu adeptos do Lens, Bordéus, Nimes, Auxerre, Toulouse, Reims, Nantes e Marselha de fazerem deslocações com as suas equipas.

De acordo com o decreto do Governo, estas deslocações «apresentam um risco real e grave de confrontos entre adeptos num contexto de «exacerbação da violência cada vez mais grave observada desde o início da época desportiva de futebol».

Por seu lado, a Associação Nacional de Adeptos (ANS, em francês) pretende defender-se das proibições generalizadas de viagens no futebol francês. De acordo com o site RMC Sport, a ANS vai tomar medidas legais para contestar as sanções anunciadas para a Ligue 1 e a Taça, por considerar que são «ilegais e injustificáveis», sendo que muitos dos adeptos deverão já estar em viagem.