Golo anulado a Di María e penálti sobre Evanilson revertido: os áudios do VAR
Di María no Benfica-Boavista (Imago)

Golo anulado a Di María e penálti sobre Evanilson revertido: os áudios do VAR

NACIONAL14.02.202420:44

Confira as conversas entre árbitro e VAR no golo anulado a Di María frente ao Boavista, por mão na bola de João Mário, e o penálti revertido por falta sobre Evanilson contra o Farense

O áudio das comunicações entre o árbitro e videoárbitro no lance do golo anulado a Di María, no encontro entre o Benfica e o Boavista, foi revelado no programa Juízo Final, da Sport TV.

Nesse diálogo consegue-se entender que a equipa de arbitragem anulou o golo por causa de uma mão na bola de João Mário, segundos antes da bola entrar na baliza dos axadrezados.

«Gustavo, daqui VAR. Estás a ouvir-me? Ok, aconselho-te que venhas à zona de revisão para cancelarmos o golo por mão na bola na fase de ataque. Este é o momento do contacto. Vamos juntar dinâmica para veres. Braço em volumetria e fica de posse de bola. Vamos abrir agora. Vamos dar aberta para ver a sequência da jogada», disse Bruno Esteves.

«Sempre com a bola, o jogador. Sempre a mesma fase de ataque na minha opinião. Ok, vou anular o golo for falta na fase de ataque. Mão do jogador número 20. Tem o braço aberto», decidiu o árbitro principal.

Nesse programa também foi revelado o áudio no encontro entre o Farense e o FC Porto, onde Evanilson cai dentro da grande área, após suposta falta de Elves Baldé, com João Pinheiro a assinalar grande penalidade. No entanto, António Nobre (VAR) chamou o árbitro principal para analisar melhor o lance e o próprio acaba por reverter esse penálti:

«João, prepara-te para uma revisão. Para mim é só bola, mas deixa-me só ver a fase de ataque. Podes vir à revisão, por favor. Para cancelar o penálti. Vais ver o contacto na bola primeiro. Depois vou andar para a frente devagar, para trás e para a frente, muito devagarinho», disse o VAR.

«Ele joga na bola primeiro», afirma o árbitro da partida.

«Está ali o contacto na bola. Não vejo o pé a mexer. Tenho outra perspetiva, se quiseres também. É, vê-se claramente a bola», acrescenta o VAR.

«Eu vejo-o só aqui deste lado. Tudo ok, boa decisão», finaliza o árbitro principal.