Galos dão bicada aos gansos e acomodam-se no meio da tabela
ESTELA SILVA/LUSA

Galos dão bicada aos gansos e acomodam-se no meio da tabela

FUTEBOL02.10.202323:02

Gil Vicente foi superior ao longo de todo o jogo, mas apenas na segunda parte materializou esse domínio em golos; expulsão de Pablo Roberto complicou ainda mais a tarefa do Casa Pia

O Estádio Cidade de Barcelos foi, na noite desta segunda-feira, o palco do encerramento da 7.ª jornada da Liga, numa partida que confirmou o crescimento do Gil Vicente e que não vai deixar muitas saudades ao Casa Pia.

Os galos foram sempre dominadores, jogaram a maior parte do tempo no meio-campo adversário e dispuseram das melhores situações para marcar. E na primeira parte, acrescente-se, o Casa Pia não só não conseguiu contrariar a superioridade do Gil Vicente, como também quase nunca conseguiu sair a jogar como tanto gosta. Foi uma noite menos feliz para os comandados de Filipe Martins.

Depú, logo aos 8 minutos, deu o primeiro aviso, na sequência de um livre lateral de Pedro Tiba, e Martim Neto, à passagem da meia hora, voltou a colocar à prova a atenção de Ricardo Batista. Os lisboetas apenas por uma vez se acercaram com perigo da baliza de Andrew na etapa inicial, mas o cabeceamento de Clayton, após canto da esquerda de Leonardo Lelo, saiu ao lado do poste.

A etapa complementar confirmou a supremacia dos galos, apesar da ligeira subida de produção dos gansos. Mas os problemas para o Casa Pia estavam a chegar e o primeiro acabou por arrastar os restantes: aos 57 minutos, Pablo Roberto foi expulso (o VAR aconselhou o árbitro da partida a ir ver as imagens de um lance em que o médio brasileiro havia pisado Gabriel Pereira, sendo que, poucos segundos depois de analisar esse momento, o juiz Hélder Carvalho mostrou o cartão vermelho direto ao jogador dos casapianos) e deixou a sua equipa numa situação ainda mais fragilizada. E como um mal nunca vem só, apenas quatro minutos depois o Gil Vicente chegou à vantagem. Excelente incursão de Félix Correia da esquerda para o centro, assistência para Zé Carlos que, à entrada da área, rematou forte e colocado para o 1-0.

Lateral-direito inaugurou o marcador diante do Casa Pia

A partir desse momento, o Casa Pia tinha uma montanha ainda mais alta para escalar. E pese embora a abnegação da turma lisboeta, que ainda tentou sair a jogar para lograr chegar com êxito à baliza contrária, a verdade é que não o conseguiram como, por certo, desejariam.

E já depois das ameaças de Leonardo Buta (remate fortíssimo que Ricardo Batista defendeu para a barra) e de Depú (ainda marcou, depois de um cruzamento de Fujimoto, mas o golo foi invalidado por posição irregular do ponta de lança angolano), o surgiu mesmo o 2-0 (aos 78 minutos) que significou... a estocada final: assistência primorosa de Fujimoto e Depú, ao segundo poste, desviou de primeira para o fundo das redes da baliza de Ricardo Batista.

Avançado angolano sentenciou o triunfo gilista diante dos casapianos

Com este triunfo, o Gil Vicente passa a somar 9 pontos, igualando, precisamente, o Casa Pia, e terminando a ronda exatamente a meio da tabela (9.º lugar). A terceira vitória dos gilistas na Liga - ainda não sabem o que é empatar - significou a primeira derrota dos gansos fora de casa - tinham apenas um desaire no campeonato, frente ao Sporting, na condição de visitados.

Gil Vicente aproveita vantagem e bate Casa Pia

A expulsão de Pablo Roberto, ao minuto 57, deixou o Casa Pia e inferioridade numérica e deixou o jogo a favor do Gil Vicente. Zé Carlos abriu a contagem apenas quatro minutos depois (61'), com Depú a fechar as contas ao minuto 78. Ambas as equipas somam agora nove pontos na Liga.

APITO FINAL! O Gil Vicente bate o Casa Pia por 2-0, no jogo que fechou a 7.ª jornada da Liga. Os golos foram de Zé Carlos e Depú.

78' MARCA DEPÚ! Grande passe de Fujimoto e finalização em esforço, do ponta de lança. 2-0 para o Gil Vicente.

74' Golo anulado a Depú, por fora de jogo.

71' Bola no ferro! Buta acerta na trave! Ricardo Batista ainda desvia a bola!

64' Fujimoto entra para o lugar de Domínguez, no Gil Vicente.

62' Felippe e Beni rendem Clayton e Samuel Justo no Casa Pia.

61' MARCA O GIL VICENTE, POR ZÉ CARLOS! 1-0! Félix Correia vai da esquerda para o meio, pela linha limite da área, e toca lateralmente para o remate do lateral direito, que bate Ricardo Batista.

57' CARTÃO VERMELHO PARA PABLO ROBERTO (CASA PIA). O médio tinha visto primeiro o cartão amarelo, mas com recurso ao VAR acaba por ser expulso, por pisar a perna de um adversário que estava em queda.

49' Remate de Clayton à malha lateral.

46' Começa a segunda parte. Geraldes rende Lazzarabal no Casa Pia.

Nulo ao intervalo

Termina a primeira parte, ainda sem qualquer golo marcado, e com escassas oportunidades claras.

40' Cartão amarelo para Gabriel Pereira (Gil Vicente)

36' Depois de Martim Neto, agora foi a vez de Tiba testar a atenção de Ricardo Batista.

21' Cartão amarelo para Soma (Casa Pia), acabado de entrar para o lugar de Fernando Andrade.

13' Cartão amarelo para Larrazabal (Casa Pia).

8' Depú atira ao lado, após livre de Tiba na direita.

1' Começa o encontro em Barcelos!

Gil Vicente e Casa Pia disputam o jogo de encerramento da 7.ª jornada da Liga. O apito inicial está marcado para as 20h15.

As duas equipas estão separadas por três pontos: o Casa Pia entra em campo na 9.ª posição, com 9 pontos, e o Gil Vicente está com 6, no 11.º lugar.

EQUIPAS INICIAIS

GIL VICENTE: Andrew; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes e Buta; Tiba e Domínguez; Murilo, Martim Neto e Félix; Depú.

Suplentes do Gil Vicente: Brian, Kiko, Castillo, Tidjany Touré, Fujimoto, Marlon, Roan, Baturina e Mory Gbane.

CASA PIA: Ricardo Batista; Fernando Varela, Vasco Fernandes e Zolotic; Lelo, Pablo Roberto, Samuel Justo, Neto e Larrazabal; Fernando Andrade e Clayton.

Suplentes do Casa Pia: Lucas Pares, João Nunes, Soma, Beni, Geraldes, Serobyan, Felippe, Isaac e Tiago Dias.