Galeno a caminho do Al Ahli: o valor que o FC Porto encaixa
Foto: IMAGO

Galeno a caminho do Al Ahli: o valor que o FC Porto encaixa

NACIONAL30.01.202518:41

Jogador brasileiro de 27 anos vai sair em definitivo dos dragões para rumar à Arábia Saudita por verba milionária; fez o último jogo em Belgrado, frente ao Maccabi, tendo começado a partida no banco

A BOLA apurou uma das notícias bomba deste mercado de janeiro a meio da tarde desta quinta-feira: que Wenderson Galeno ia trocar o FC Porto pelos sauditas do Al Ahli.

O negócio estava fechado antes do jogo entre os dragões e o Maccabi Tel Aviv, em Belgrado, que os azuis e brancos venceram por 1-0, com golo de Nico González, com isso garantindo à justa a presença no play-off da UEFA Europa League.

A BOLA avançou a notícia ao final da tarde desta quinta-feira na sua edição online, pelas 18h41, mas acabou por retirá-la perante a insistência com que fontes do FC Porto negaram que Galeno estivesse a ser negociado para a Arábia Saudita, o que só é entendível num aspeto: negociar um dos mais importantes jogadores do plantel do FC Porto a horas de os dragões, na estreia do novo técnico, Martín Anselmi, jogarem o futuro nas competições europeias teria custos no que diz respeito à compreensão da massa adepta dos dragões. Mas a verdade vem sempre ao de cima. Tarda mas não falha. Galeno está mesmo de saída do FC Porto para rumar aos sauditas do Al Ahli e despediu-se depois do jogo dos companheiros.

O negócio foi tratado pelo fundo saudita (PIF) que alimenta os quatro principais clubes do país e poderá render aos dragões até um máximo de 50 milhões de euros. Um excelente encaixe, tendo em conta que Galeno, perante a época inconsistente do FC Porto, não está propriamente a valorizar-se.

Galeno, recorde-se, já tinha estado a ser negociado para o futebol saudita no último mercado de verão, para o Al Ittihad, mas o negócio acabou por não concretizar-se. Mas o cavalo saudita voltou a passar à porta de Galeno e, desta vez, o FC Porto deu luz verde à saída.

Agora, e depois do sucedido frente ao Santa Clara, em que Galeno falhou duas grandes penalidades e foi muito visado pelos adeptos do FC Porto, o jogador, depois de saber do interesse saudita, e ciente que poderia fazer o contrato de uma vida, também terá entendido que esta seria boa altura para sair dos dragões e abraçar um dos projetos milionários do país.