Fernando Urbano acredita que os jogadores portistas precisam de um treinador forte do ponto de vista mental
0 seconds of 2 minutes, 10 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
02:10
02:10
 

FC Porto: «Vou aproveitar para visitar os meus amigos, principalmente o Jorge Costa»

NACIONAL30.01.202508:00

Ljubinko Drulovic vai estar nas bancadas do Estádio do Partizan para assistir ao duelo com o Maccabi Telavive. Antigo jogador dos dragões espera uma vitória azul e branca e a qualificação para o play-off da UEFA Europa League. Mudança de treinador pode trazer motivação aos jogadores numa fase difícil, sublinha a A BOLA

BELGRADO - Com jogo do FC Porto na Sérvia, país de onde é natural (nasceu na antiga Jugoslávia), Ljubinko Drulovic não podia deixar de assistir de perto ao encontro dos dragões, esta quinta-feira, frente ao Maccabi Telavive, a contar para a oitava e última jornada da UEFA Europa League.

Em conversa com A BOLA, o ex-jogador dos azuis e brancos - representou os dragões durante sete épocas e meia, entre 1994 e 2001 -, Drulovic afirmou que vai matar saudades e visitar caras conhecidas do FC Porto, sobretudo o seu antigo capitão, Jorge Costa, atual diretor do futebol profissional portista.

«Claro que vou assistir ao jogo ao vivo aqui em Belgrado e aproveitar para ver o FC Porto. Também vou visitar os meus amigos do FC Porto, principalmente o Jorge Costa, que é meu amigo e capitão de muitas conquistas que tivemos ao longo dos sete anos e meio que jogámos juntos. Espero que o FC Porto ganhe, que saia daqui com os três pontos e que consiga o apuramento», frisou o antigo extremo.

Em 2000, em duelo da extinta Taça UEFA, o FC Porto defrontou no palco do jogo desta quinta-feira o Partizan, uma partida bem presente na memória de Drulovic: «Memórias do jogo de 2000? Claro que me lembro, foi um jogo muito difícil contra o Partizan, com o estádio cheio e um ambiente fantástico. Conseguimos empatar praticamente no fim com um golo do Pena, depois de um cruzamento do Esquerdinha. Fizemos uma jogada pela esquerda e ele cruzou.  Na altura foi um bom resultado para nós e depois com o meu golo no Porto conseguimos o apuramento para a próxima fase, mas foi um jogo muito difícil aqui contra o Partizan, que normalmente quando joga em casa é uma equipa muito complicada. »

Sendo o favorito no encontro com os israelitas, o FC Porto tem tudo para passar à próxima fase da UEFA Europa League, mas para isso tem de fazer uma boa exibição: «Claro que espero que o FC Porto ganhe. No papel sem dúvida que o FC Porto é o grande favorito, mas tem de mostrar isso dentro do campo. Esta equipa do Maccabi joga aqui na Sérvia as competições europeias há praticamente dois anos, porque não pode jogar em Israel. É um jogo no Estádio do Partizan contra uma equipa que já conhece os cantos à casa, como se costuma dizer. Acho que é uma vantagem para o FC Porto o facto de ser praticamente um campo neutro, não vai estar muita gente no estádio. Talvez pessoas que venham ver o FC Porto. O FC Porto depende de si próprio na Liga Europa e espero que não falhe esta oportunidade de passar para a próxima fase, porque esta equipa do Maccabi não tem nada a ganhar, só joga pelo prestígio. De certeza que vai complicar a vida ao FC Porto, porque vai fazer tudo para ganhar a uma grande equipa como o FC Porto, será sempre um resultado positivo para a equipa e para o clube como o Maccabi. Mas acho que o FC Porto vai jogar bem e acredito que, com esta mudança de treinador, a motivação dos jogadores vai ser alta. Acho que vão fazer um excelente jogo e, claro, marcar golos. »

A troca de treinador recente - esta partida marca a estreia de Martín Anselmi no banco dos dragões - pode ter efeitos positivos no imediato: «Nesta altura, com certeza que os jogadores vão reagir de uma maneira muito positiva. Querem mostrar-se. Normalmente é assim, nos primeiros dois ou três jogos existe essa motivação, uma mudança de treinador, os jogadores querem-se mostrar e todos querem jogar. Por isso, neste aspeto, acho que não há problema nenhum. Eu pessoalmente não conheço muito bem o novo treinador, é um treinador jovem, vamos conhecê-lo daqui para frente. Vamos esperar que ele faça um bom trabalho no FC Porto. Não vai ser fácil, porque a obrigação de um treinador do FC Porto é sempre conseguir bons resultados e ganhar títulos. Vamos ver se ele consegue fazer isso. Agora só o tempo dirá. Neste caso, espero eu, que a reação da equipa vai ser forte e que o FC Porto continue nesta Liga Europa, porque normalmente o FC Porto tem muita experiência, é um clube com grande experiência nas competições europeias. Se melhorar seu jogo, e eu espero que sim, é um dos candidatos, talvez, a chegar à final, na minha opinião. Vamos esperar para ver, mas acredito que o FC Porto tem capacidade e qualidade para chegar muito longe nesta UEFA Europa League

Apesar de estar a seis pontos do líder Sporting na Liga, Drulovic acredita que os azuis brancos ainda podem sagrar-se campeões esta época, tal como o Benfica, numa luta que se prevê a três e que será positiva para o campeonato luso: «O FC Porto está atrasado neste momento, foi pena este resultado contra o Santa Clara (1-1). O FC Porto até jogou bem, falhou dois penáltis, duas grandes oportunidades, tinha tudo para ganhar o jogo, criou muitas oportunidades, mas não conseguiu concretizar. Tinha tido quatro derrotas consecutivas, algo que não acontecia já há muito tempo, não me lembro de quatro jogos sem ganhar do FC Porto, na história do clube. Tem menos seis pontos do que o Sporting, está com os mesmos pontos do Benfica. O campeonato português é muito competitivo, muito difícil. Há muitos jogos pela frente, vamos para a terceira jornada da segunda volta. Por isso, há muitos jogos, dérbis... O FC Porto perdeu dois na primeira volta, mas tenho a certeza de que vai ter a possibilidade de ganhar nesta segunda fase do campeonato, ganhar o próprio clássicos contra o Benfica e contra o Sporting. Por isso, acredito que o FC Porto tem uma grande possibilidade, com esta mudança de treinador, a equipa vai estar motivada, tenho a certeza de que vai entrar com outra energia para esta segunda parte da época e eu acredito que vai lutar até o fim. Vamos ver se vai conseguir, mas de certeza que vai ser uma luta bastante positiva para o campeonato português, porque há três grandes equipas. Na minha opinião, apesar desta diferença de seis pontos neste momento, o campeonato português é muito difícil, competitivo e de certeza que as grandes equipas vão ainda perder pontos e talvez haja a possibilidade de o FC Porto chegar a maio para ganhar o campeonato. Normalmente em Portugal as equipas decidem quem vai ser campeão até à última jornada.»