Futuro garantido na baliza do FC Porto
Gonçalo Ribeiro (foto: FC Porto)

Futuro garantido na baliza do FC Porto

NACIONAL29.02.202407:40

Na linha de Diogo Costa, há mais guarda-redes com talento emergente no Olival; Gonçalo Ribeiro é visto por Pinto da Costa como futura estrela; Diogo Fernandes brilhou esta semana na Youth League e vai renovar até 2027; Gonçalo Silva mostra ter potencial

A história diz-nos que o FC Porto sempre foi um viveiro de grandes talentos da formação, mas há uma posição específica em que os dragões sobressaem nas últimas décadas relativamente aos seus mais diretos rivais de Lisboa. A baliza é o posto específico e Vítor Baía foi um dos expoentes máxima da escola azul e branco, passeando qualidade nos relvados da Europa, tanto com a camisola do FC Porto, Barcelona e da Seleção Nacional.

Terminado o seu ciclo no clube do coração — exerce atualmente as funções de vice-presidente e administrador da SAD -, a lenda portista viu nascer um digno sucessor, de seu nome Diogo Costa, cotado como um dos três melhores do Mundo na sua posição.

Apesar de ter uma cláusula avultada (75 milhões de euros), o futuro pode levar o atual número 99 para outras paragens, mas constata-se que a sucessão será feita com naturalidade e há grandes valores emergentes que proliferam nos vários escalões das equipas que trabalham diariamente no Olival.

Diogo Fernandes será convidado a renovar (foto: FC Porto)

Começamos por Gonçalo Ribeiro, a quem Pinto da Costa augura um futuro de verdadeira estrela, um jovem que renovou recentemente contrato e ficou preso por uma cláusula de 30 milhões. Encontra-se a recuperar de uma lesão, mas já faz parte do plantel principal, aprendendo diariamente com Diogo Costa, Cláudio Ramos e Samuel Portugal.

Mas o talento de guarda-redes ligados ao FC Porto não se fica por aqui. Esta semana, se dúvidas houvesse, saltou para a ribalta o nome de Diogo Fernandes, outro jovem keeper de inegáveis qualidades, que brilhou intensamente no jogo em que ajudou os Sub-19 a eliminarem os atuais detentores da Youth League, o AZ Alkmaar. Em final de contrato, vai renovar pelo FC Porto até junho de 2027, estando o acordo já alinhavado e pronto para ser assinado. Diogo Fernandes já subiu à equipa B por força da lesão de GonçaloRibeiro e tem estado em bom plano, augurando-se assim um futuro muito risonho.

Com uma destreza enorme entre os postes e muito frio nas suas ações, Diogo Fernandes foi o herói nas grandes penalidades, tendo sustido dois remates dos neerlandeses e ajudado os azuis e brancos a apurarem-se para os quartos de final da competição. Está em final de contrato, mas os responsáveis da SAD pretendem aumentar o seu vínculo laboral nas próximas semanas. Já subiu à equipa B por força da lesão de Gonçalo Ribeiro e tem estado em bom plano, augurando-se assim um futuro muito risonho.

Gonçalo Silva, outro valor seguro da escola de guarda-redes portista, tem defendido os Sub-19 no campeonato. É visto também como um jogador de enorme potencial entre os postes.

Gonçalo Silva é agora o titular dos Sub-19 na fase final do Nacional de juniores (foto: FC Porto)

GONÇALO RIBEIRO

Renovou recentemente contrato até junho de 2028 e ficou preso por uma cláusula de 30 milhões de euros e na cerimónia de prorrogação de vínculo contou com a presença do presidente Pinto da Costa, Vítor Baía e também Luís Gonçalves, o que prova a aposta no seu futuro.

DIOGO FERNANDES

Saltou para a ribalta nas últimas horas, depois de ter feito uma soberba exibição frente ao AZ Alkmaar, ajudando os Sub-19 a eliminarem o atual detentor do troféu. Defendeu dois penáltis e ainda fez uma defesa soberba. Estreou-se no fim de semana passado pela equipa B portista.

GONÇALO SILVA

Com a subida de Diogo Fernandes de patamar, ao incorporar o plantel da equipa B, treinada por António Folha, Gonçalo cimentou a sua posição de titular no campeonato, com os Sub-19 a disputarem atualmente a fase final do Nacional de juniores. É uma mais-valia para Capucho.