Federação alemã segue decisão da UEFA e readmite equipas russas de formação
Ceferin, presidente da UEFA (IMAGO)
Foto: IMAGO

Federação alemã segue decisão da UEFA e readmite equipas russas de formação

INTERNACIONAL30.09.202312:47

Decisão tem gerado críticas, mas os responsáveis defendem que não se trata de suavizar as medidas de boicote

A federação alemã decidiu seguir o exemplo da UEFA e anunciou que vai levantar (parcialmente) o boicote a equipa russas, quando estiverem em causa escalões de formação (de sub-17 ou inferiores).

«Não é, definitivamente, uma medida para aligeirar a nossa postura negativa relativamente à Rússia. Pelo contrário: as equipas seniores continuam excluídas», justifica Hans-Joachim Watzke, CEO do Borussia Dortmund e vice-presidente da federação alemão (DFB), em declarações ao Bild.

Karl-Heinz Rummenigge, membro alemão do Comité Executivo da UEFA, defende também que as crianças «são vítimas da guerra» e «não devem ser punidas ainda mais».

No início da semana, em reunião do Comité Executivo realizada em Limassol (Chipre), a UEFA decidiu então abrir uma exceção para as equipas de formação, inclusive no caso de competições que já foram sorteadas, mas com a salvaguarda de um regresso sem bandeira, hino e camisola oficial.

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, fala em «mensagem de paz e esperança». «Ao darmos a estas crianças a oportunidade de jogar, de competir com os seus pares, pela Europa fora, estamos a investir numa geração futura que, esperamos, seja mais sábia, mais capaz, em prol de um futuro melhor», complementa.