FC Porto tentou 'roubar' David Luiz ao Benfica: «Não se cospe no prato onde se come»
Central brasileiro receberia muito mais dinheiro nos dragões, mas foram as palavras do pai que o convenceram a ficar na Luz
Foi ao serviço do Benfica que David Luiz se deu a conhecer à Europa, onde viria a jogar por Chelsea, PSG e Arsenal. No entanto, o central de 37 anos, atualmente no Flamengo, poderia ter um início de carreira muito diferente, devido a uma proposta extremamente aliciante por parte do FC Porto.
O The Players’ Tribune Brasil recorda as palavras de David Luiz, quando este teve ofertas de contrato do Benfica e dos dragões, após fazer o final da época 2006/07 nas águias, por empréstimo do Vitória, da Bahia: «O Benfica oferecia-me, vamos dizer, cinco mil por mês. Aí o FC Porto ficou a saber, ligou-me e ofereceu-me 100 mil por mês.»
«Aí ligo para os meus pais, disse: “pai, tenho um contrato de cinco anos para assinar pelo Benfica para ganhar cinco, e um de cinco anos para assinar com o FC Porto para ganhar 100.” A minha família não tinha casa, vivia num aluguer, e o meu pai disse-me: “Não se cospe no prato em que se come. Assina agora com o Benfica.” E eu assino com o Benfica», recordou David Luiz, que poucos meses depois, em dezembro de 2007, renovou contrato com as águias, dada a importância que, entretanto, adquirira.
David Luiz conta depois a forma como Luís Filipe Vieira, então presidente dos encarnados, ficou a saber desta decisão do jogador: «Ele ainda me amou mais pela minha atitude, que ele jamais esqueceu.»
O jogador conta ainda como sentiu esse amor quando fraturou o pé: «Tive um tratamento… talvez, se tivesse partido o pé no FC Porto não teria o mesmo tratamento humano, que é muito mais valioso do que qualquer dinheiro.»