FC Porto: Taremi na rota dos 200
Taremi marcou o primeiro golo do FC Porto em Vizela (Foto: JOSE COELHO/LUSA)

FC Porto: Taremi na rota dos 200

NACIONAL02.11.202310:10

Ponta de lança está a apenas três jogos da marca redonda desde que chegou a Portugal; périplo começou no Rio Ave e foi fortemente reforçado nos dragões; golos e assistências

A acelerar rumo aos 200. É esta a rota imediata de Mehdi Taremi, que está a apenas três jogos de completar as duas centenas de partidas nas competições nacionais.

À quinta época no futebol português, o ponta de lança iraniano está muito perto de atingir uma marca de que poucos podem gabar-se. E tal feito só é possível porque estamos na presença de um jogador com uma regularidade absolutamente incrível. Afinal, são poucos os jogos que falha por castigo ou por lesão. É caso para dizer que Taremi está sempre pronto para a luta.

A aventura do asiático em solo luso começou na época 2019/2020. Na altura, pela porta do Rio Ave. Contratado ao Al-Gharafa (Catar), Mehdi Taremi desde cedo demonstrou a veia de goleador com que vinha rotulado. Estreou-se pelos vila-condenses a 3 de agosto de 2019, numa partida referente à Taça da Liga, diante do UD Oliveirense, e… faturou. Ao primeiro jogo… o primeiro golo. E a partir daí foi sempre a somar. Concluiu a temporada pelos rioavistas com 37 partidas, 21 golos e uma assistência, números que lhe valeram o salto para o FC Porto.

E o faro pelas balizas contrárias continuou (e de que maneira!) com a camisola dos azuis e brancos. O debute pelos dragões aconteceu a 19 de agosto de 2020, tendo sido suplente utilizado na vitória diante do SC Braga (3-1), na 1.ª jornada da Liga, tendo o primeiro golo aparecido apenas a 8 de novembro, no triunfo frente ao Portimonense (3-1), na 7.ª ronda. 

Depois disso… abriu-se o frasco do ketchup. Porque, época após época, Taremi superou sempre os seus números. Em 2020/2021 somou 23 golos e 12 assistências em 48 jogos, na temporada seguinte, e em igual número de encontros realizados, conseguiu 26 golos e 16 assistências, e na época passada chegou à marca dos 51 jogos, contabilizando 31 golos e 12 assistências - venceu mesmo o prémio de melhor marcador do campeonato.

Este ano, o avançado dos portistas leva três golos e três assistências em 13 partidas. Depois de ter faturado diante de Estrela da Amadora (Liga) e Shakhtar Donetsk (Liga dos Campeões), a 15 e a 19 de agosto, respetivamente, Taremi voltou a picar o ponto no passado domingo, no triunfo frente ao Vizela (2-0).

Contas feitas, são, no total das cinco temporadas no futebol português, 197 jogos (160 pelo FC Porto e 37 pelo Rio Ave), 104 golos (83 três ao serviço dos dragões e 21 pelos vila-condenses) e 44 assistências (43 nos portistas e uma nos rioavistas).

Em final de contrato com o FC Porto – tem sido apontado aos italianos do Inter e do Milan -, Taremi parece não estar minimamente preocupado com o seu futuro. Porque o número 9 dos azuis e brancos alimenta-se de… golos. A mira está sempre apontada.