FC Porto: Taremi é prioridade do Inter para janeiro
Internacional iraniano era um dos três finalistas ao prémio de melhor jogador asiático internacional do ano civil de 2022
Foto: IMAGO

FC Porto: Taremi é prioridade do Inter para janeiro

NACIONAL16.10.202312:30

Depois de ter estado muito próximo de rumar ao Milan no último defeso, internacional iraniano pode, afinal, ser reforço do... Inter; jogador está em final de contrato e dragões têm pouca margem negocial

Mehdi Taremi é uma das prioridades do Inter de Milão para a reabertura do mercado de transferências, já no próximo mês de janeiro.

A notícia é avançada pela Gazzeta dello Sport, jornal italiano que dá conta de que o Inter tem como «objetivo principal tê-lo [Taremi] imediatamente disponível para janeiro, mas não subestimando a opção secundária, a do [mercado de] verão». 

O facto de estar em final de contrato com o FC Porto faz de Taremi um alvo bastante interessante para vários clubes de topo do futebol europeu, sendo que, recorde-se, durante o último defeso houve um negócio que esteve particularmente ativo e que poderia ter levado o ponta de lança iraniano para Itália, mas para... o Milan.

No passado mês de agosto, surgiram várias movimentações dando conta de que o Milan estaria disposto a fechar a contratação do goleador dos dragões por um valor a rondar os 15 milhões de euros, mas o FC Porto não quis negociar o passe do jogador por menos de 20 milhões de euros.

Ora, pegando exatamente nessa situação, a referida publicação italiana aproveitou para deixar no ar várias questões relativas ao que poderá acontecer daqui a pouco mais de dois meses. «Em janeiro, o que vai o FC Porto pedir para o libertar depois de ter exigido cerca de 20 milhões ao Milan no verão? Vão dar um desconto ou esperar? E o jogador será pressionado a sair imediatamente?», são as interrogações colocadas.

Simone Inzaghi, treinador do Inter, IMAGO

O facto de o Inter ter uma vaga disponível para inscrever mais um jogador extra comunitário faz aumentar ainda mais as esperanças dos dirigentes do emblema nerazzurri em poder contar com os serviços do Taremi já em janeiro. No entanto, se tal não suceder na reabertura do mercado de transferências, parece evidente que haverá um ataque total para assegurar o internacional iraniano na próxima temporada. Mas a ideia da cúpula diretiva do Inter é 'oferecer' Mehdi Taremi a Simone Inzaghi ainda esta época...

Perante este cenário, é bastante improvável que o FC Porto consiga manter Mehdi Taremi nos seus quadros. A renovação de contrato não deverá ser possível face às ofertas que o iraniano vai recebendo (de Itália e não só...), pelo que, dessa forma, restará aos dragões decidirem o que fazer no mês de janeiro: ou tentam realizar algum dinheiro com a venda do goleador, ou, por outro, lado, preferem mantê-lo nos seus quadros até final da temporada, mesmo sabendo que depois o perderão sem qualquer retorno financeiro. Será um paralelismo entre a vertente financeira e a desportiva...

Recorde-se que Taremi chegou ao FC Porto na época 2020/2021, proveniente do Rio Ave, estando a cumprir a quarta temporada ao serviço dos azuis e brancos. O registo do iraniano no Dragão tem sido extremamente impactante, com números avassaladores: 158 jogos, 82 golos e 41 assistências. Durante este período na Invicta, Mehdi Taremi contribuiu para a conquista de um Campeonato, duas Taças de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga. Em 2022/2023, recorde-se, o número 9 portista sagrou-se melhor marcador da Liga, com 22 golos.