FC Porto: Sérgio Conceição ganhou sempre no Bessa
Registo imaculado do treinador na casa do vizinho Boavista; seis triunfos em seis partidas com um total de 15 golos marcados e um sofrido; procurará manter tradição sexta-feira à noite
Os dérbis da cidade Invicta disputados no Estádio do Bessa são sempre plenos de intensidade, emoção, muitas picardias e de resultado imprevisível, mas a história recente diz-nos que o FC Porto tem sido avassalador na casa da pantera. Desde que Sérgio Conceição assumiu o comando técnico dos dragões, então no verão de 2017, sucedendo no cargo a Nuno Espírito Santo, os azuis e brancos têm, com maior ou menor dificuldade, saído incólumes de um terreno sempre adverso para qualquer adversário.
Amanhã à noite, no mesmo palco, o treinador do FC Porto procurará manter viva a tradição no Bessa, até porque a equipa está proibida de perder mais pontos no campeonato, sob pena de ver os rivais Sporting e Benfica distanciarem-se na liderança da competição. Em 2017/2018, os dragões venceram de forma confortável o Boavista no seu reduto por 3-0, mas na época seguinte suaram as estopinhas para conquistarem os três pontos, alcançados no último minuto do jogo por Hernâni.
Em 2019/2020, um disparo de Alex Telles fora da área decidiu o dérbi do Porto, mas foi na temporada seguinte que se verificou o resultado mais desnivelado na era Sérgio Conceição. Uma goleada de cinco golos sem resposta, com Marega a bisar e Corona, Sérgio Oliveira e Luis Díaz a participarem igualmente na marcha do marcador.
FÁBIO VIEIRA BRILHOU EM 2021/2022
Não se pense que, apesar da supremacia evidenciada nas últimas seis temporadas pelos portistas, as vitórias alcançadas no Estádio do Bessa têm sido fáceis. Recorde-se, por exemplo, o triunfo suado alcançado em 2021/2022, mercê de um desvio certeiro à boca da baliza de Fábio Vieira, agora jogador do Arsenal, curiosamente próximo adversário do FC Porto nos oitavos de final da Champions.
O duelo mais recente com as panteras no seu estádio ocorreu na época passada, com uma vitória categórica dos azuis e brancos por 4-1. Galeno deu um recital no Bessa com dois golos, enquanto Eustáquio e Marcano também tiveram ação direta no score final. É dentro deste contexto que a equipa de Sérgio Conceição procurará, uma vez mais, passar incólume nesta curta, mas difícil deslocação.