FC Porto: o que pensa o icónico João Pinto sobre Martim Fernandes
João Pinto e Martim Fernandes (foto: FC PORTO)

FC Porto: o que pensa o icónico João Pinto sobre Martim Fernandes

NACIONAL20.08.202409:00

«Tem enorme potencial, é um jogador à Porto», avalia a antiga glória dos dragões

É uma das provas inequívocas do novo paradigma que vigora no reino azul e branco, com uma aposta declarada no ouro da casa, formado nos relvados do Olival. Martim Fernandes tem sido uma das surpresas neste arranque de temporada, ele que com apenas 18 anos joga com uma desenvoltura que impressiona, tanto no lado direito como no flanco contrário da defesa. Ninguém mais habilitado do que João Pinto, antiga glória dos dragões e que jogou muitos anos na posição de lateral-direito com o número 2 nas costas, ao mesmo tempo que ostentava a braçadeira de capitão. Foi o padrinho do jovem na última renovação que realizou com o emblema azul e branco e mostra-se feliz com o crescimento do 'afilhado'.

«É uma afirmação que muita gente já esperava, principalmente eu. Esperava este trajeto que o Martim tem feito. Eu acho que foi a forma como ele se adaptou e conseguiu a titularidade, pelo menos no início desta época, mas aquilo que eu fiquei mais admirado foi ele adaptar-se bem quando foi opção do treinador para a lateral esquerda. Num jovem de 17 ou de 18 anos, acho que temos que dar o mérito, mas como eu disse, o Martim Fernandes tem um potencial enorme, como também tem o João Mário, acho que no lugar de laterais direitos, o FC Porto está bem servido», disse João Pinto, que acrescenta: «É um jogador à Porto, com a mística do FC Porto. É um jogador nascido nas camadas jovens do FC Porto, passou pelos escalões todos e penso que só por isso terá que ter a mística do FC Porto. É uma afirmação que muita gente já esperava, principalmente eu. Esperava este trajeto que o Martim tem feito. Claro que é sempre muito difícil assentar numa equipa com o prestígio do FC Porto

Camisola 2 ficou livre

Com a saída por empréstimo, a camisola 2 ficou livre. Será que assentava bem no corpo de Martim Fernandes? «Eu acho que o Martim Fernandes vai jogar mais ou menos tempo, temos lá mais jogadores para essa posição, mas, por aquilo que tem feito, não interessa se é com a camisola 2, 4 ou 5, o que interessa é que ele consiga manter os níveis que tem conseguido até ao momento, porque é sinal que o treinador tem confiança nele e estou convencido que ele irá trabalhar para continuar a merecer a confiança do treinador», salientou.

A aposta nos jogadores da casa é aplaudida por João Pinto. «O FC Porto tem olhado para as camadas jovens. Acho que não é só o futuro do FC Porto que está em causa, mas das equipas portuguesas. Estou mais concentrado e vivo mais o FC Porto e espero que continue a apostar nas camadas jovens, mas para essa aposta suceder é preciso que eles trabalhem enquanto miúdos e que façam tudo e mais alguma coisa, para que quando chegarem ao futebol sénior não tenham a dificuldades», frisou o ex-capitão dos azuis e brancos.