FC Porto: a mesma muralha para travar (de novo) Gyokeres
Tal como sucedeu na final da Taça de Portugal, Zé Pedro e Otávio devem formar dupla defensiva para neutralizar o goleador do Sporting; no Jamor as coisas correram de feição e o português até brilhou
Aproxima-se a passos largos a abertura oficial da temporada com a realização da final da Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, entre FC Porto e Sporting. Será a reedição do último compromisso oficial de 2023/2024, no Jamor, onde os dragões foram mais fortes e impediram a dobradinha dos leões, num jogo em que saltou à vista a exibição protagonizada pela dupla de centrais do FC Porto, composta por Zé Pedro e Otávio, com o primeiro a assumir mesmo papel de protagonista, ao conseguir neutralizar praticamente todas as ações ofensivas do panzer Gyokeres, que nunca constituiu, dessa forma, uma real ameaça para a baliza de Diogo Costa.
Pouco mais de dois meses depois, os intervientes voltam a defrontar-se e, salvo qualquer imponderável de última hora, Zé Pedro e Otávio devem voltar a formar a dupla de centrais para tentar travar o goleador do Sporting, uma das armas mais fortes do adversário.
Vítor Bruno tem dado indicações no sentido de que os centrais possam mesmo ser o português e o brasileiro, atendendo ao facto de terem sido titulares nos dois últimos encontros de preparação dos azuis e brancos. O primeiro no estágio da Áustria, diante do Sturm Graz, e mais recentemente frente aos árabes do Al Nassr. Há um bom entendimento entre os dois e tudo indica que sejam os eleitos para figurar no eixo central da defesa, que deverá ser ainda composta por João Mário (direita) e Martim Fernandes (esquerda), este adaptado, tendo em conta que a sua posição de raiz é precisamente no flanco oposto da retaguarda.
Vida (continua) depois de Pepe
Com a saída Pepe do plantel — o futuro do internacional português continua a ser uma verdadeira incógnita... —, Vítor Bruno tentou consolidar processos durante a pré-época e apostar naquela que, a seu ver, lhe parece ser a melhor dupla para a Supertaça. Zé Pedro e Otávio parecem ser neste momento aqueles que lhe dão mais garantias de sucesso, mas tem ainda como opções para essa zona do terreno Fábio Cardoso, o regressado David Carmo e também o jovem Gabriel Brás, além de Marcano, mas este ainda em fase de recuperação. Fica a clara sensação de que o FC Porto terá necessidade de ir ao mercado contratar um defesa-central destro, pois Fábio Cardoso tem perdido algum espaço de manobra, tal como foi possível constatar nos jogos de 2023/2024 e nesta pré-época.