FC Porto: a mesma muralha para travar (de novo) Gyokeres
Zé Pedro com Gyokeres na final da Taça (foto: MIGUEL NUNES)

FC Porto: a mesma muralha para travar (de novo) Gyokeres

NACIONAL01.08.202410:30

Tal como sucedeu na final da Taça de Portugal, Zé Pedro e Otávio devem formar dupla defensiva para neutralizar o goleador do Sporting; no Jamor as coisas correram de feição e o português até brilhou

Aproxima-se a passos largos a abertura oficial da temporada com a realização da final da Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, entre FC Porto e Sporting. Será a reedição do último compromisso oficial de 2023/2024, no Jamor, onde os dragões foram mais fortes e impediram a dobradinha dos leões, num jogo em que saltou à vista a exibição protagonizada pela dupla de centrais do FC Porto, composta por Zé Pedro e Otávio, com o primeiro a assumir mesmo papel de protagonista, ao conseguir neutralizar praticamente todas as ações ofensivas do panzer Gyokeres, que nunca constituiu, dessa forma, uma real ameaça para a baliza de Diogo Costa.

Pouco mais de dois meses depois, os intervientes voltam a defrontar-se e, salvo qualquer imponderável de última hora, Zé Pedro e Otávio devem voltar a formar a dupla de centrais para tentar travar o goleador do Sporting, uma das armas mais fortes do adversário.

Otávio na final da Taça de Portugal

Vítor Bruno tem dado indicações no sentido de que os centrais possam mesmo ser o português e o brasileiro, atendendo ao facto de terem sido titulares nos dois últimos encontros de preparação dos azuis e brancos. O primeiro no estágio da Áustria, diante do Sturm Graz, e mais recentemente frente aos árabes do Al Nassr. Há um bom entendimento entre os dois e tudo indica que sejam os eleitos para figurar no eixo central da defesa, que deverá ser ainda composta por João Mário (direita) e Martim Fernandes (esquerda), este adaptado, tendo em conta que a sua posição de raiz é precisamente no flanco oposto da retaguarda.

Vida (continua) depois de Pepe

Com a saída Pepe do plantel — o futuro do internacional português continua a ser uma verdadeira incógnita... —, Vítor Bruno tentou consolidar processos durante a pré-época e apostar naquela que, a seu ver, lhe parece ser a melhor dupla para a Supertaça. Zé Pedro e Otávio parecem ser neste momento aqueles que lhe dão mais garantias de sucesso, mas tem ainda como opções para essa zona do terreno Fábio Cardoso, o regressado David Carmo e também o jovem Gabriel Brás, além de Marcano, mas este ainda em fase de recuperação. Fica a clara sensação de que o FC Porto terá necessidade de ir ao mercado contratar um defesa-central destro, pois Fábio Cardoso tem perdido algum espaço de manobra, tal como foi possível constatar nos jogos de 2023/2024 e nesta pré-época.