Farense: Estádio de São Luís faz 100 anos no dia 1 de dezembro

Farense: Estádio de São Luís faz 100 anos no dia 1 de dezembro

NACIONAL27.11.202320:38

Inicialmente denominado Santo Stadium, é o recinto mais antigo e emblemático do nosso país ainda em funcionamento nas competições profissionais.

Na próxima sexta-feira, dia 1 de dezembro, o Estádio de São Luís completa, oficialmente, 100 anos. Projetado e mandado edificar por Manuel Santo, um empresário de Faro que fez fortuna nos Estados Unidos, teve como primeiro nome Santo Stadium. 

Antes da inauguração oficial, a 1 de dezembro de 1923 com um jogo de futebol entre o Sporting Clube Farense e o Sport Lisboa a Faro (atual Sport Faro e Benfica), que na altura eram os principais clubes da cidade algarvia, recebera os primeiros encontros em agosto desse ano, com jogos das 3.ª e 4.ª categorias.

«Palco dos nossos sonhos, o mítico e mágico Estádio de São Luís é o cerne da Alma Farense! Não tenho memória do primeiro jogo em que estive no São Luís, simplesmente porque estava na barriga da minha mãe, que assistia com o meu pai, aos jogos do Farense, no antigo peão, agora bancada nascente. Durante a minha infância, no tempo em que o campo ainda era pelado, fui a muitos jogos acompanhado pelos meus pais e os meus avós. Vibrávamos com as grandes defesas do Benje e os golos do Farias. Entre gritos de emoção e aplausos, fui assim habituado a amar o nosso Sporting Clube Farense, tal como foram, e continuarão a ser, milhares de jovens que, nesse ritual de afetos, aprendem a ser Farenses no “santuário” do São Luís. Temos, pois, a responsabilidade de o preservar, para que as futuras gerações continuem a viver todas estas emoções e a sentir o orgulho de fazer parte da história do nosso grande clube», expressou João Rodrigues, presidente do Farense, na brochura das comemorações do centenário do recinto, que irá ter uma exposição itinerante sobre o centenário, promovida pelo Município de Faro, no âmbito do seu orçamento participativo.

Tags:

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer