Farense «arruma» borrego com mais de 20 anos
Algarvios não venciam os minhotos desde 20 de maio de 2001 e José Mota quebrou um ciclo de nove derrotas consecutivas. Bruno Duarte voltou a marcar na Liga, e ao SC Braga.
A inquestionável vitória [3-1] do Farense sobre o SC Braga, colocou término a uma seca de triunfos dos algarvios sobre os minhotos, que durava há mais de 22 anos.
É certo que houve um hiato temporal de 18 anos que os dois clubes não se defrontaram para o campeonato [em 2015, para a Taça de Portugal, o SC Braga venceu no prolongamento], devido à queda do emblema de Faro nas divisões inferiores, mas isso não invalida o histórico de confrontos e nesse capítulo está assinalado o dia 20 de maio de 2001, como o da última vitória [1-0] dos algarvios.
Também foi obtida no São Luís, em Faro, em jogo da 33ª jornada do campeonato de 2000/2001, e o golo foi anotado por Cavaco, aos 78 minutos, e Manuel Balela era o treinador. Curiosamente, Manuel Cajuda, outro algarvio com ligações ao Farense [atualmente é presidente do Olhanense], treinava os bracarenses.
O treinador José Mota também colocou ponto final a uma série negativa de nove derrotas consecutivas diante dos Guerreiros do Minho. A última vez que o treinador de 59 anos derrotou os arsenalistas aconteceu ao serviço do Leixões, em 2008/2009, por 1-0, em Braga, com um autogolo de Frechaut [80’], a 14 de fevereiro de 2009. Portanto, há mais de 14 anos.
No sábado, o triunfo dos algarvios começou a ser construído por Bruno Duarte, avançado de 27 anos que regressou ao futebol português, depois de uma época no Damac, da Arábia Saudita. Foi a primeira vez que o brasileiro foi titular, e José Mota surpreendeu com essa decisão, deixando Marco Matias no banco e encostando Rui Costa à esquerda. «Foi um pouco de estratégia. É claro que surtiu efeito. O Bruno [Duarte] esteve muitíssimo bem e o Rui [Costa] também.», como explicou.
Bruno Duarte esteve três temporadas no Vitória SC e o último golo que tinha marcado no nosso campeonato, remonta a 15 maio de 2022, na goleada [5-0] ao Gil Vicente. Agora, foi a segunda vez que faturou em jogos contra o SC Braga, depois de em 25 de junho de 2020, apontar o segundo dos vimaranenses, na derrota [3-2] da sua equipa, no Estádio Municipal de Braga.