Famalicão eleva à dúzia série de jogos do Santa Clara sem vencer (veja o resumo)

Liga Famalicão eleva à dúzia série de jogos do Santa Clara sem vencer (veja o resumo)

NACIONAL19.02.202317:34

O Santa Clara somou este domingo o 12.º jogo consecutivo da presente temporada em todas as competições sem vencer – o que não acontece há mais de três meses, desde a vitória sobre o Estoril (3-1), nos Açores, a 14 de novembro de 2022 (3.ª jornada da Liga) -, ao perder 1-3 na receção ao Famalicão, em encontro da 21.ª jornada da prova, disputado no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Três empates e nove derrotas é o ciclo negro sem vitórias na última dúzia de jogos da formação açoriana, orientada agora por Jorge Simão, com apenas dois pontos averbados nos últimos 24 possíveis na Liga: dois empates e seis derrotas nas últimas oito jornadas, com a formação micaelense a continuar no 16.ª e antepenúltimo lugar da classificação, posição que dá a disputa do ‘play off’ da manutenção, a duas mãos, com o terceiro classificado da Liga 2, recorde-se.

Já o Famalicão, orientado por João Pedro Sousa, salta do 15.º lugar da tabela, com 21 pontos com que partiu para o encontro, e iguala (para já à condição) na 11.ª posição da tabela o Rio Ave, com 24 pontos, ultrapassando nesta ronda Estoril e Gil Vicente.

Após 30 minutos mornos, o médio espanhol Iván Jaime avisou Gabriel Batista ao que vinha (31’), obrigando-o a brilhar, para, na resposta Gabriel Silva, para os açorianos, falhar a vantagem para os açorianos. Aos 34’, Luíz Júnior começou a ser decisivo para a formação nortenha, com enorme defesa (para a barra… e para fora) a deter o penálti que o mesmo Gabriel Silva tentou converter.

Golo anulado a Ítalo (Santa Clara), por mão na bola (37’) marcou o melhor período da etapa inicial, com Ivo Rodrigues, na resposta famalicense, a errar o alvo por muito pouco por duas vezes (41’ e 45+3’).

A segunda parte trouxe os golos e o ‘sururu’. O médio espanhol Iván Jaime inaugurou o marcador para os visitantes (0-1) aos 48’, mas aos 74’ uma mão na bola do romeno Dobre na área proporcionou novo penálti favorável ao Santa Clara, que Quintillá, o capitão, desta vez não desperdiçou e, aos 75’, fez o 1-1, relançando a esperança dos açorianos.

Só que na sequência do lancde, Ygor Nogueira e Jhonder Cádiz envolveram-se em agressões acabaram expulsos, tal como um dos adjuntos de Jorge Simão. E o infortúnio dos açorianos mais vincado ficou quando Paulo Eduardo, acabado de entrar nos micaelenses, desviou de forma involuntária a bola para a sua própria baliza, após um canto (82’), fazendo o 2-1 para os famalicenses.

A decisão chegou só no tempo de compensação (90+4), com um cabeceamento em jeito de Alexandre Penetra, ao primeiro poste, a canto de Colombatto, a enganar Gabriel Batista e entrar colocadíssimo, para o 3-1 final favorável aos famalicenses.

Veja o vídeo com o resumo: