Fabian Schar é (um bom) futebolista, mas até podia trabalhar... na banca
Fabian Schar é presença assídua do eixo defensivo da Suíça (IMAGO)
Foto: IMAGO

CROMO DO EURO Fabian Schar é (um bom) futebolista, mas até podia trabalhar... na banca

Com 16 anos, estava pela sétima divisão suíça e, para salvaguardar o seu futuro, não colocou todas as fichas no futebol

Fabian Schar é, hoje, tido como uma figura de respeito no panorama do futebol internacional. Aos 33 anos, é titular regular no Newcastle e os seus quase dois metros aliam-se a uma inesperada capacidade com a bola que fazem dele um defesa-central muito completo: sabe posicionar-se, é forte nos duelos, ganha muitas bolas nas alturas e a veia goleadora já lhe valeu a alcunha de Alan Shearer da defesa, em homenagem ao antigo goleador dos magpies.

Schar celebra golo marcado frente ao Tottenham (IMAGO)

Só que... nem sempre foi assim. Aos 16 anos, idade em que muitos futuros craques já estão referenciados pelas equipas profissionais, Schar jogava na sétima divisão da Suíça. Philipp Dux, que foi treinador do defesa na formação, não teria apostado na sua chegada a profissional. E Schar, que nunca desistiu do seu sonho, também não deixou de ter um plano B.

Antes de jogar na equipa principal Wil, da segunda divisão, o central assinou pelo Raiffeisen, banco helvético que, até há três anos patrocinava a primeira divisão. Christian Stieger orientou o estágio do jovem Schar e fala de alguém a quem não se adivinhava este futuro. «Contratámos o Fabian como aprendiz de educação básica de bancário em 2007 e, na altura, ninguém previa que fizesse uma carreira deste género. Trabalhava a tempo inteiro e, depois de acabar a formação, quis ficar em definitivo para equilibrar com o futebol. Era calado, mas tinha um grande sentido de humor e muitos ainda o vêem como membro da equipa.»

«Costumava trabalhar todo o dia, ia treinar e começava os trabalhos de casa pelas 22 horas», diz o próprio Schar, que não teve de esperar muito pela sua oportunidade: acabou a formação em 2010 e, em 2012, assinou pelo Basileia, onde foi tricampeão e eleito o melhor jovem da Liga. O plano B é boa ideia, mas se o A funciona...

Fabian Schar esteve três anos no Basileia e, em todos eles, foi campeão (IMAGO)

Espera-se que Schar seja titular pela Suíça este sábado, frente à Itália, nos oitavos de final do Euro 2024.

Este artigo partiu do perfil de Fabian Schar que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.

0